Motos de grande potência: quais as vantagens e desvantagens?
Amantes de veículos de duas rodas na maioria das vezes também amam velocidade, certo? E logo as motos de alta potência se tornam o sonho de consumo deste público. Adrenalina, sensação de liberdade e de poder ao dominar uma máquina pesada, com potência e muitos cavalos é o que atrai cada vez mais homens e até mesmo mulheres para adquirir modelos diferenciados.
Há também aqueles que já têm as suas motos, mas se cansam de andar modelos de 250, 300 cilindradas e partem para um modelo mais arrojado de 4 cilindros.
Nos últimos anos os fabricantes de motocicletas não estão economizando quando o assunto é potência, colocando no mercado motos que atingem facilmente os 300 km por hora.
Se você se encaixa dentro dessas situações e está querendo comprar moto, listamos os pontos positivos e negativos para te ajudar na hora de tomar a decisão.
A moto de alta potência tem seu valor agregado
As motos de alta potência não são tão baratas, podendo custar a mesma coisa ou até mais que um carro. Mesmo as motos usadas à venda têm o seu valor, afinal são muitos os projetos de design, tecnologia e segurança envolvidos, independente do modelo escolhido. Por isso, antes de qualquer coisa, avalie se o financiamento realmente cabe no seu bolso, verifique os juros, ponha na ponta do lápis custos com seguro, IPVA, DPVAT e combustível. A manutenção dessas motos também não é diferente. Portanto, se você está acostumado com a boa e velha CG, não se assuste! As peças, jogos de pneus e custos com assistência mecânica acompanham o valor elevado da moto.
Além de lindas, essas motos trazem certo status para quem está pilotando o que atrai muitos olhares, por isso fazer um seguro é fundamental. Afinal, esta moto pode atrair também quem está com intenção de roubá-la. Além disso, para deixá-la estacionada na rua, somente com seguro mesmo.
Torque de 1000 cilindradas
As motos de alta potência, com 1000 cilindradas, por exemplo, tem um torque absurdo. Mesmo em baixa ou em média rotação basta um leve toque no acelerador para ela responder na rapidamente e até na hora de reduzir a velocidade é possível sentir a força do motor. Motos assim também empinam facilmente, mesmo que você não queira, basta acelerar um pouco mais forte que a frente sobe, por isso não são recomendadas para quem não tem experiência.
O freio é excelente, muito forte e sensível. Basta um leve toque que ele também responde na hora. A largura dos pneus é também muito importante nas motocicletas de corrida. Ela é maior do que em outros tipos de motos para proporcionar uma maior área de contato com o solo, aumentando a estabilidade em retas e curvas.
Segurança em primeiro lugar
Andar com esse tipo de moto em alta velocidade requer equipamentos de segurança apropriados, que dependendo da tecnologia empregada, eles também tem seu valor mais elevado. Além do capacete é necessário calça, jaqueta ou macacão, sapatos de cano alto ou botas e luvas.
Os capacetes melhores para absorver impactos são os de fibra de carbono. Há modelos mais em conta, mas que não garantem tanta segurança em caso de acidente. O capacete não pode ser folgado e precisa pressionar a cabeça de maneira uniforme, ventilado e sem ser incômodo. A viseira, também deve ser fácil de operar e, quanto mais grossa, maior a segurança do motociclista.
As luvas simples de couro apenas, não protegem os membros no caso de impacto. Já as luvas de couro com plástico associado são específicas para este uso e garantem proteção. Há luvas que podem custar até R$ 1.500 e suportam quedas a 200 km/h. Lembrando que sempre vale experimentar para conferir se o modelo está confortável e não vai atrapalhar na hora da pilotagem.
Nunca ande de boto de chinelo! Além de ser extremamente perigoso ainda pode render multa. O certo é sempre utilizar botas ou sapatos de cano alto. Assim como nas luvas, os calçados especiais também são preparados para proteger os pés e tornozelos no caso de quedas. Evite modelos com cadarço, pois eles podem engatar nas engrenagens e acabar provocando um acidente, prefira os modelos com fechamento em velcro ou zíper.
Chuva, sol, vento, neblina, quem vai para a rua com uma moto está exporto a tudo. As jaquetas e as roupas especiais protegem o motociclista do clima e também dos tombos. As jaquetas, por exemplo, são apropriadas para os cotovelos, ombros e antebraços saírem ilesos em caso de quedas. São usados materiais super resistentes e também contam com reforços em plásticos.
Há roupas com mais tecnologia empregada ainda e que podem custar até 4 mil reais. Esses modelos contam com sistema de proteção pneumático que funciona como um perfeito airbag, isso sem falar da sua durabilidade e eficiência.
Calças com proteção e protetor de coluna são aparatos importantes principalmente nas estradas, lembrando sempre que o importante é dar prioridade a equipamentos que conciliem qualidade, conforto, estejam ao alcance de suas possibilidades financeiras e sejam coerentes com a moto que você vai conduzir.
Mas acima de todos esses acessórios de segurança, o principal mesmo é respeitar sempre o limite de velocidade permitida nas rodovias e vias públicas. Quer testar a velocidade da moto? Procure um autódromo ou um espaço que você não vá colocar a sua e a vida dos outros a sua volta, em risco. E mais! Se beber jamais dirija. Deixe a motocicleta guardada em algum lugar, volte de táxi, Uber ou com o motorista da rodada. No outro dia você pode buscar a sua moto com segurança e responsabilidade. A imprudência e velocidade definitivamente não combinam, sendo as principais causas de acidentes no trânsito em geral, com carros, motos e caminhões.
Esta cada vez mais apaixonado pelas motos de alta potência, mas prefere gastar seu dinheiro comprando um carro? Então consulte um site de veículos à venda, pesquise, compare, veja de perto e faça até um test-drive. Certamente você irá encontrar modelo perfeito para você, que cabe no seu bolso e que combina com seu estilo de vida. Enquanto isso, compartilhe este post nas redes sociais e divulgue sua paixão por motos potentes e estilosas!