Yamaha Tenere 700 2023 fabricada no Brasil, foi mais um suposto furo de reportagem que vazou na imprensa nas últimas semanas.
A verdade é que faz anos que vem tendo esse tipo de furo e nada se concretiza. E os admiradores da Yamaha ficam na expectativa.
Vale lembrar que, a motocicleta ser fabricada no Brasil, não significa que ela será comercializada aqui.
As informações que correm nos bastidores da Yamaha Brasil é que a marca tem dificuldade para homologar o modelo no Brasil. Além disso, já faz mais de 4 anos que seguem nesta novela.
O processo de homologação de veículos que impede a Yamaha Tenere 700 chegar ao Brasil?
O processo é burocrático, e pode levar meses para sua conclusão. Portanto os projetos passam por uma série de teste em diferentes órgãos de regulamentação.
Segundo Glauci Toniato, gerente de marketing de produto da Mercedes-Benz do Brasil, o início do processo é a homologação dos requisitos legais relativos à emissão de poluentes e ruído junto à Cetesb (ATC – Agente Técnico Certificador do Ibama), visando à obtenção da LCVM (Licença para uso da Configuração de Veículo ou Motor). Depois, são verificados os itens de identificação e segurança veicular, passiva e ativa, junto ao Denatran, para obtenção do CAT – Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito. “O processo completo pode levar em torno de sete meses”, explica Glauci. Fonte: Noticias Automotivas

Essa é a pergunta que todos amantes da Tenere 700 fazem. Porque a MT 07 utiliza o mesmo moto e está homologada? Fica difícil para a Yamaha explicar essa situação. Enquanto isso vem esses furos de reportagem que não leva a lugar nenhum.
Presente no mercado mundial desde 2018, o Brasil é único pais entre os grandes consumidores de motocicletas de alta cilindrada que não tem o modelo no catálogo da Yamaha.