O segmento das motos aventureiras de média cilindrada está mais competitivo do que nunca, e dois modelos vêm chamando atenção no mercado em 2024: a Royal Enfield Himalayan 450 e a CFMoto 450MT. Ambas prometem desempenho sólido, versatilidade no on e off-road e um excelente custo-benefício. Mas qual delas é a melhor escolha para quem busca uma moto aventureira completa? Neste comparativo, colocamos lado a lado esses dois modelos para te ajudar a decidir.
Design e ergonomia

Himalayan 450: A nova geração da Himalayan traz um design robusto, com linhas atualizadas, mas sem perder a identidade aventureira clássica da Royal Enfield. Porque ela agora conta com o moderno farol redondo em LED, painel digital TFT com conectividade e um visual mais limpo e funcional. Além disso a posição de pilotagem foi ajustada para oferecer maior conforto em longas jornadas, com guidão alto e assento plano.

CFMoto 450MT: Já a chinesa aposta em um visual moderno e agressivo, inspirado em modelos de alta cilindrada. O conjunto ótico em LED com DRL integrado, o para-brisa ajustável e as linhas angulosas transmitem um apelo mais esportivo. A ergonomia também favorece o conforto, com banco espaçoso em dois níveis e bom espaço para garupa.
Conclusão: Ambas oferecem boa ergonomia, mas o design mais moderno da CFMoto 450MT pode atrair quem busca um visual mais atual.
Motor e desempenho
Himalayan 450: A principal novidade está no novo motor monocilíndrico de 452 cc com arrefecimento líquido, capaz de gerar cerca de 40 cv de potência e 4 kgfm de torque. Esse motor é mais refinado que o da geração anterior e conta com câmbio de seis marchas e embreagem assistida. A entrega de torque em baixas rotações favorece o uso off-road.
veja também:
- Precisa de CNH para Pilotar Moto Elétrica? Veja o Que Diz a Lei
- CFLite Motorcycles a jogada da CFMoto para atingir mercado global
CFMoto 450MT: A 450MT traz um motor bicilíndrico de 449 cc, também refrigerado a líquido, que entrega 43,5 cv de potência e 4,1 kgfm de torque, com um funcionamento mais suave e lineares nas acelerações. O câmbio de seis marchas e a embreagem deslizante são de série.
Em conclusão: Em desempenho puro, a CFMoto leva vantagem com seu motor bicilíndrico mais potente e suave. A Himalayan, no entanto, oferece mais torque em baixas rotações, o que é útil no off-road técnico.
Ciclística e suspensão
Himalayan 450: O novo chassi é mais leve e equilibrado, com suspensão dianteira invertida Showa de 43 mm e curso de 200 mm. Na traseira, o monoamortecedor também tem curso longo. A roda de 21 polegadas na frente e 17 na traseira reforça seu apelo off-road. O ABS é comutável na roda traseira.
CFMoto 450MT: Também equipada com suspensão KYB invertida de longo curso e monoamortecedor traseiro, a 450MT traz rodas raiadas com aros de alumínio: 21 polegadas na frente e 18 atrás, ambas com pneus sem câmara. O conjunto privilegia tanto a estabilidade em estrada quanto a capacidade off-road.
Conclusão: Empate técnico. Ambas têm excelente configuração para o uso misto, com destaque para a qualidade dos componentes.
Tecnologia e equipamentos
Himalayan 450: A Royal Enfield modernizou sua aventureira com painel TFT colorido com navegação turn-by-turn, conectividade via Bluetooth, modos de pilotagem (Eco e Performance) e iluminação full LED.
CFMoto 450MT: A 450MT também aposta forte na tecnologia, com painel TFT colorido de 5 polegadas, conectividade para celular, iluminação em LED, ABS em dois canais e controle de tração, agora um diferencial no segmento.
Conclusão: A CFMoto 450MT se destaca por oferecer controle de tração, um item ainda raro em motos dessa faixa.
Preço e custo-benefício entre Himalayan 450 e CFMoto 450MT
Himalayan 450: A Royal Enfield ainda não anunciou o preço oficial no Brasil (lançamento previsto para 2024/2025), mas espera-se que fique na faixa dos R$ 30 mil a R$ 35 mil, seguindo a política de bom custo-benefício da marca.
CFMoto 450MT: Ainda não disponível no Brasil, porém a CFMoto 450MT tem preço estimado de R$ 34.990 a R$ 40.000 (sem frete), o que é bastante competitivo considerando os equipamentos embarcados.
Conclusão: Portanto, ambas oferecem excelente custo-benefício, mas a CFMoto mesmo não disponível ainda, com bom nível de equipamentos, o que pode pesar na decisão.
Veredito: qual escolher Himalayan 450 ou CFMoto 450MT?
A Himalayan 450 é ideal para quem busca uma aventureira com DNA clássico, confiável e com excelente performance no off-road. Já a CFMoto 450MT é a melhor escolha para quem quer mais potência, tecnologia e um visual moderno, com apelo urbano e off-road equilibrado.