Os EUA ostentam uma rica história na fabricação de motocicletas que não são apenas meios de transporte, mas também ícones culturais. De veículos práticos de guerra a potentes cruisers e agora modelos totalmente elétricos, os fabricantes americanos participaram de quase todas as fases do desenvolvimento de motocicletas.
Ser fundada nos Estados Unidos é uma coisa, mas manter a produção de motocicletas é outra. Com cadeias de suprimentos cada vez mais globais e a montagem comum no exterior, pode ser difícil determinar a verdadeira origem de uma motocicleta e, para muitos motociclistas, isso importa. O motivo pode ser herança, preocupação com a qualidade rigorosa ou simplesmente patriotismo. Algumas marcas têm estilo clássico e identidade visual nostálgica, enquanto outras olham para o futuro com motores elétricos e designs futuristas. Independentemente disso, todas compartilham uma linhagem comum. Aqui estão cinco marcas de motocicletas fabricadas nos Estados Unidos.

Harley-Davidson
A agora icônica marca de logotipo com barras e escudos, Harley-Davidson, foi fundada em 1903 por dois amigos: William S. Harley e Arthur Davidson. Ambos já compartilhavam o interesse por mecânica e design, mas foi ao ver um acessório no espetáculo de vaudeville de Anna Held em 1901 que surgiu a ideia de construir motocicletas. O acessório em questão era um triciclo impulsionado pelo palco por um motor monocilíndrico.
Porque inspirados, a dupla começou a experimentar acoplar motores monocilíndricos a bicicletas. Em 1903, eles criaram a primeira motocicleta da marca e a venderam para um morador e amigo local, Henry Meyer. Mais de um século depois, a Harley-Davidson opera diversas fábricas nos EUA. O motor e as transmissões são fabricados em Menomonee Falls, Wisconsin, enquanto a fábrica de York, Pensilvânia, cuida da montagem final de modelos populares como Sportster, Softail, Touring e Pan America.
A linha moderna da Harley-Davidson equilibra a rica herança da marca com modelos novos e empolgantes. Por exemplo, o modelo Sportster, em produção desde 1957, ainda serve como um V-Twin de entrada. Enquanto modelos mais premium, como a Softtail e a Street Glide, combinam o design tradicional da Harley-Davidson com recursos atualizados, como infoentretenimento e melhorias na segurança do piloto.

Indian
A Indian Motorcycles fundada em Springfield, Massachusetts, em 1901, dois anos antes da Harley-Davidson no mercado. A marca conquistou seu lugar como a primeira fabricante de motocicletas dos Estados Unidos com a Indian Single, com quadro diamante. O sucesso veio facilmente no início, e a Indian Motorcycles era um grande nome nas corridas competitivas. Durante as Guerras Mundiais, a empresa forneceu motocicletas para o exército americano.
Mas, após a guerra, as coisas desaceleraram e, em 1950, a empresa encerrou a produção de motocicletas. A empresa migrada de proprietário para proprietário desde o fim da guerra até 2011, quando foi adquirida pela Polaris Industries e retornou à produção estável.
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As motocicletas Indian agora são fabricadas em Spirit Lake, Iowa, enquanto os motores são fabricados em Osceola, Wisconsin. Embora algumas peças (como freios ou componentes eletrônicos) sejam de origem internacional, a Polaris mantém a produção principal nos Estados Unidos para seus principais grupos motopropulsores, como as plataformas Thunderstroke 116, PowerPlus 108 e Scout. Com modelos como a Scout Bobber e a Chief Dark Horse, a Indian Motorcycles pode competir com a Harley-Davidson nos segmentos cruiser e touring.

Zero Motorcycles
Fundada em 2006 pelo ex-engenheiro da NASA Neal Saiki, a Zero Motorcycles trouxe a mentalidade de startup de tecnologia para a indústria automotiva. A empresa começou na garagem de Saiki em Santa Cruz, Califórnia, e rapidamente estabeleceu o ritmo no setor com sua linha de motocicletas elétricas. Apesar de não existir há tanto tempo quanto muitas de suas concorrentes, a Zero cresceu rapidamente e se mudou para uma fábrica maior em Scotts Valley quatro anos após seu lançamento. O objetivo da marca é redesenhar a experiência de pilotagem com uma linha de motocicletas elétricas que oferecem potência e desempenho. Os modelos anteriores, Zero X e Zero S, foram construídos na garagem de Santa Cruz. Posteriormente, a produção transferida para sua nova fábrica nos arredores de Scotts Valley, onde ainda ocorre.
A linha de motocicletas Zero inclui tanto motocicletas tradicionais para uso diário quanto modelos de alta potência para motociclistas que buscam adrenalina. Zero S, SR/F e DSR/X são todas construídas com tecnologia própria, baterias Z-Force e o sistema operacional Cypher. Essas características, fabricadas nos EUA, demonstram o compromisso da marca com a originalidade na fabricação.
Além disso, para expandir seus esforços, a Zero firmou um acordo de fabricação com a Integrated Micro-Electronics (IMI) para a montagem modular e completa de seus modelos para os mercados asiático e europeu. O processo de fabricação agora fica dividido entre a fábrica da IMI em Laguna, Filipinas, e a fábrica de Scotts Valley, com a montagem final e os sistemas de bateria continuando nesta última.

Curtiss Motorcycles
A Curtiss Motorcycles recebeu o nome em homenagem ao pioneiro da aviação e piloto de motos Glenn H. Curtiss, que construiu algumas das motos mais velozes no início do século XX. A empresa moderna, anteriormente conhecida como Confederate Motors, mudou seu nome para Curtiss em 2018, como parte da transição da empresa para a produção exclusivamente elétrica.
Atualmente, a marca se concentra na criação de motos elétricas premium de baixo volume, projetadas e montadas nos Estados Unidos. “The 1”, o modelo principal da Curtiss, é uma motocicleta elétrica feita de alumínio billet e fibra de carbono, montada manualmente em Birmingham, Alabama. O modelo possui um chassi de massa centralizada, um motor de fluxo axial e uma bateria modular conhecida como PowerPak.
Como fabricante boutique, a Curtiss Motorcycles opera em uma escala muito menor em comparação com as outras marcas da lista. Sua produção intencionalmente limitada, com cada unidade construída manualmente sob encomenda. Embora o preço a coloque firmemente no segmento de luxo, sua produção nos EUA torna a Curtiss uma das poucas fabricantes de motocicletas boutique que ainda fabrica a maioria dos componentes em solo americano.

Janus
A Janus Motorcycles começou em Goshen, Indiana, com motocicletas de motor pequeno que se assemelhavam às motos clássicas das décadas de 1920 e 1930. Fundada em 2011 por Devin Biek e Richard Worsham, a empresa começou em uma modesta oficina alugada no Condado de Elkhart.
Portanto os modelos da Janus construídos com o artesanato local em mente. Quando começaram, Biek e Worsham tinham o objetivo de criar motos que fossem tão visualmente atraentes quanto as motos mais antigas, construídas com tecnologia do século XX. Eles adquiriam a maior parte da carroceria de artesãos que moravam na mesma cidade. O primeiro modelo a surgir foi a Halcyon 50, com design hardtail, tanque de combustível baixo, guidão largo e transmissão de seis marchas.
Hoje, os modelos consistem em componentes internos (quadros, chicote elétrico, tanques e assentos) e componentes de fornecedores nacionais e internacionais. Os motores adquiridos da China, enquanto peças como o filtro de ar, o carburador e o sistema de iluminação adquiridos internacionalmente.
A linha de motocicletas da Janus ainda segue o tema retrospectivo. Modelos como a Gryffin 250 e a Halcyon 450 oferecem mais potência e suspensão, mas ainda mantêm a estrutura tradicional com tanques moldados à mão e assentos com molas. Cada motocicleta é uma peça sob medida da marca americana, montada com atenção aos detalhes e simplicidade proposital.
Diego Pereira (Diego CM), apaixonado por motocicletas, um clássico e experiente viajante que já rodou metade do Brasil sobre duas rodas, com mais de 15 anos criando conteúdo para sites, blogs, Youtube e rede sociais.


