Honda lança CB650R E-Clutch: naked recebe tecnologia de embreagem eletrônica no Brasil

A Honda Motos anunciou oficialmente o lançamento da nova CB650R E-Clutch no Brasil. O modelo, que faz parte da consagrada linha Neo Sports Café, traz como grande destaque a embreagem eletrônica — tecnologia inédita no segmento naked de média cilindrada no país. Com preço inicial de R$ 58.270, a novidade promete combinar estilo, desempenho e praticidade para o motociclista brasileiro.

Tecnologia E-Clutch: como funciona

O sistema E-Clutch permite que o piloto troque de marchas sem acionar a manete de embreagem. Assim, basta movimentar o pedal de câmbio que a tecnologia gerencia automaticamente a embreagem de forma suave e precisa. Entretanto, a manete não foi removida, possibilitando que o motociclista opte por utilizá-la sempre que desejar.

Com isso, a CB650R E-Clutch agrada tanto quem busca mais conforto e praticidade no dia a dia quanto os fãs de uma pilotagem mais tradicional, mantendo o controle manual sempre disponível.

Design e acabamento

Visualmente, a Honda CB650R E-Clutch mantém o estilo moderno com toques retrô característicos da linha Neo Sports Café. Porque o conjunto óptico full LED, o tanque musculoso e as linhas agressivas reforçam seu apelo esportivo. Além disso, o painel digital completo traz indicador de marcha engatada, velocímetro, conta-giros e outras informações essenciais.

Honda CB650R E-Clutch
Honda CB650R E-Clutch

Motor e desempenho

Portanto a moto mantém o motor quatro cilindros em linha de 649 cm³, capaz de entregar 88,4 cv de potência a 11.000 rpm e 6,1 kgfm de torque a 8.000 rpm. Aliado a um câmbio de seis marchas, o conjunto oferece acelerações lineares, alta rotação e o inconfundível ronco que é marca registrada das naked médias da Honda.

Ficha técnica – Honda CB650R E-Clutch

  • Motor: 4 cilindros, 4 tempos, DOHC, 16 válvulas, refrigeração líquida

  • Cilindrada: 649 cm³

  • Potência máxima: 88,4 cv a 11.000 rpm

  • Torque máximo: 6,1 kgfm a 8.000 rpm

  • Câmbio: 6 marchas com sistema E-Clutch

  • Suspensão dianteira: Showa SFF-BP invertida

  • Suspensão traseira: Monoamortecida ajustável

  • Freios: ABS de dois canais, discos duplos na dianteira e simples na traseira

  • Iluminação: Full LED

  • Painel: 100% digital

  • Tomada: USB-C

  • Preço inicial: R$ 58.270 (base São Paulo, sem frete)

Leia também:

Segurança e tecnologia

Além da embreagem eletrônica, a CB650R E-Clutch vem equipada com controle de tração HSTC, garantindo mais segurança em pisos escorregadios. Além disso o sistema ABS atua de forma eficiente, proporcionando frenagens seguras em diferentes condições.

Disponibilidade e concorrentes da CB650R

Com chegada prevista às concessionárias Honda ainda em 2025, a CB650R E-Clutch vai disputar espaço com modelos como Yamaha MT-07 e Kawasaki Z650. Entretanto, o diferencial do sistema E-Clutch pode colocá-la em vantagem, principalmente para quem busca inovação sem abrir mão do prazer de pilotar.

Em conclusão, a nova Honda CB650R E-Clutch representa um passo importante na evolução das naked médias no Brasil. Com preço competitivo, design atraente, motor de quatro cilindros e tecnologia exclusiva, o modelo deve atrair tanto motociclistas experientes quanto novos adeptos do segmento.

Deixe seu Comentário