À medida que a poeira em torno dos problemas financeiros da KTM começa a baixar, novas imagens de flagrante revelam uma moto inédita da marca austríaca. O modelo foi visto em testes rodando na Europa e, consequentemente, gerou fortes especulações sobre o futuro da linha Adventure de médio porte.
Embora alguns fãs tenham apontado para uma nova geração da 790 Adventure, um olhar mais detalhado sugere que algo totalmente diferente pode estar em desenvolvimento.
Detalhes revelados no flagrante da KTM
Para começar, a moto observada traz um único disco de freio dianteiro. Essa configuração funciona bem para a pequena 390 Adventure, mas seria claramente insuficiente para uma moto acima de 200 kg e com cerca de 95 cv. Nesse segmento, discos duplos não são opcionais — são essenciais para garantir potência de frenagem adequada em situações de turismo e aventura.
Além disso, a suposta KTM 450 Adventure não utiliza o tanque rebaixado característico das versões 790 e 890 Adventure. Em vez disso, aposta em um design mais tradicional. Outro ponto interessante é o escapamento duplo, confirmando a presença de um motor bicilíndrico paralelo. No entanto, o tamanho compacto do bloco e os coletores estreitos indicam uma cilindrada menor do que 790 cm³.
Motor e possíveis parcerias
Mais revelador ainda, o motor não corresponde à plataforma LC8c da KTM usada nas 790/890 e nem à versão atualizada da 990 Duke. Isso reforça a hipótese de que estamos diante de um bicilíndrico menor, projetado para ocupar a lacuna entre a 390 e a 790 Adventure.
Nesse contexto, surge uma possibilidade natural: a parceria da KTM com a CFMoto. As duas marcas compartilham tecnologia há anos, e a CFMoto já comercializa a 450MT, uma trail média de dois cilindros. No entanto, apesar das semelhanças, o motor visto nas fotos é diferente o suficiente para sugerir que a KTM pode estar testando uma nova arquitetura inédita.

Design misto e componentes robustos
O restante da moto também desperta curiosidade. A carenagem superior lembra a da 390 Adventure R, mas a integração do tanque e da carenagem central é exclusiva. O tanque elevado, por exemplo, parece ser uma solução provisória de desenvolvimento.
Enquanto isso, o protótipo exibe itens que apontam para especificações de nível superior, como ajustador manual de pré-carga, freio dianteiro radial e rodas raiadas. Além disso, o garfo e o braço oscilante têm aspecto robusto, embora a suspensão não pareça tão alta quanto em motos de maior cilindrada.
O que esperar da nova KTM Adventure?
Em conjunto, esses elementos sugerem que a KTM está testando um protótipo em fase inicial de desenvolvimento. Como é comum em P&D, a configuração híbrida pode mudar bastante até o lançamento oficial.
Portanto, ainda não sabemos se essa será realmente a KTM 450 Adventure ou outro modelo inédito. No entanto, o flagrante confirma que a marca continua explorando novos nichos no segmento de motos adventure médias.
Seja como for, a KTM parece determinada a oferecer uma opção intermediária para quem busca versatilidade entre a leveza da 390 Adventure e a robustez da 790/890.
Diego Pereira (Diego CM), apaixonado por motocicletas, um clássico e experiente viajante que já rodou metade do Brasil sobre duas rodas, com mais de 15 anos criando conteúdo para sites, blogs, Youtube e rede sociais.


