A Honda Motos confirmou nesta quinta-feira (2) um investimento de R$ 1,6 bilhão em suas operações no Brasil até 2029. Contudo o aporte faz parte das comemorações pelos 50 anos da fábrica de Manaus (AM), que serão celebrados em 2026. E tem como objetivo ampliar a capacidade produtiva para 1,6 milhão de unidades por ano.

Além do aumento da produção, o plano prevê o lançamento de novos modelos de motos Honda, tanto inéditos quanto atualizações de modelos já conhecidos. Porque a iniciativa também envolve a modernização de processos para garantir uma produção mais eficiente, sustentável e flexível. Com isso, a expectativa é a criação de cerca de 350 novos empregos diretos na capital amazonense.

Expansão da fábrica da Honda em Manaus
De acordo com Arata Ichinose, presidente da Moto Honda, o investimento reflete a confiança da marca no mercado nacional. Segundo ele, “ao longo de quase cinco décadas conquistamos a confiança dos brasileiros com produtos de alta qualidade. Este novo ciclo de investimentos reforça nossa aposta no país, nos parceiros e em nossos clientes”.
A fábrica de Manaus, inaugurada em 1976, considerada a mais verticalizada da Honda no mundo, já que produz internamente componentes como chassis, motores, rodas e assentos. Porque desde o início das operações, a marca já ultrapassou a marca de 31 milhões de motocicletas produzidas no Brasil.
Com o novo ciclo, a planta receberá linhas adicionais de produção, equipamentos de alta tecnologia e melhorias logísticas, além de mudanças de layout para aumentar a eficiência. O objetivo é ampliar a competitividade e a sustentabilidade da unidade, que já se destaca pelo uso de energia limpa, preservação da biodiversidade e programas de ecoeficiência.

Novos modelos Honda no mercado brasileiro
Além da modernização da fábrica, a Honda confirmou que o portfólio de produtos será ampliado. A estratégia inclui motos mais econômicas, conectadas e com motores mais eficientes, alinhadas às novas demandas dos consumidores.
Hoje, a Honda já oferece 20 modelos produzidos em Manaus e sete importados, cobrindo uma faixa que vai de 110 a 1.800 cm³. No entanto, a grande novidade é que a marca da asa oficializou o lançamento de sete novos modelos até o fim do primeiro semestre do próximo ano, fortalecendo ainda mais sua presença no mercado nacional.
Impacto econômico e social com o investimento
Atualmente, a fábrica da Honda em Manaus emprega mais de 9 mil colaboradores diretos e produz aproximadamente 6.500 motocicletas por dia. Essa escala faz da marca a maior fabricante de veículos motorizados do Brasil. Além de atender o mercado interno, a unidade também exporta para 17 países, incluindo Estados Unidos, Austrália e México.
A Honda ainda mantém projetos sociais e de segurança no trânsito, como os Centros de Educação de Trânsito Honda (CETH), e atua em parceria com autoridades para promover mobilidade mais segura e sustentável.
Leia também:
- Porque marcas de motos chinesas e indianas podem dominar mercado brasileiro
- Shineray cresce 86,84% nas vendas de motos no Brasil em 2025
Diego Pereira (Diego CM), apaixonado por motocicletas, um clássico e experiente viajante que já rodou metade do Brasil sobre duas rodas, com mais de 15 anos criando conteúdo para sites, blogs, Youtube e rede sociais.


