
A Honda XR 300L Tornado voltou como um modelo destinado a quem busca versatilidade, robustez e performance tanto quanto na cidade, na estrada ou em trilhas leves. Com design inspirado no off-road, juntamente com motor monocilíndrico de 293,5 cm³ flex-fuel e visual no estilo trail puro, a Tornado reafirma a proposta da Honda de oferecer uma moto com DNA aventureiro, sem abrir mão do uso urbano.
Como destaca a própria Honda, a XR 300L Tornado “chegou se adaptando perfeitamente ao asfalto e principalmente às trilhas mais desafiadoras”. Porque esse posicionamento mostra que ela não é apenas mais uma trail de média cilindrada: é uma proposta feita para quem quer rodar, viajar, sair da rotina e ainda encarar caminhos menos convencionais.

Dados técnicos e ficha técnica da XR 300L Tornado
A seguir, os pontos mais relevantes da ficha técnica da XR 300L Tornado, conforme informado no site oficial da Honda.
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Motor: monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar.
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Cilindrada: 293,5 cm³.
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Potência Máxima: 24,3 cv a 7.500 rpm (gasolina) / 24,8 cv a 7.500 rpm (etanol).
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Torque Máximo: 2,70 kgf·m a 5.750 rpm (gasolina) / 2,74 kgf·m a 5.750 rpm (etanol).
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Transmissão: 6 velocidades.
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Diâmetro x Curso: 77,0 × 63,03 mm.
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Relação de compressão: 9,3 : 1.
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Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI.
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Tanque de combustível: 13,8 litros (reserva de 3,7 litros).
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Comprimento x Largura x Altura: 2.201 × 828 × 1.298 mm.
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Distância entre eixos: 1.429 mm.
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Distância mínima do solo: 268 mm.
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Altura do assento: 890 mm.
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Peso seco: 143 kg.
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Suspensão dianteira: garfo telescópico, curso 245 mm.
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Suspensão traseira: Pro-Link, curso 227 mm.
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Freio dianteiro: disco Ø256 mm.
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Freio traseiro: disco Ø220 mm.
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Pneus: dianteiro 90/90-21 M/C 54S (M+S), traseiro 120/80-18 M/C 62S (M+S).
Portanto, segurança e tecnologia também fazem parte da lista de diferenciais: freios a disco com sistema ABS de dois canais, luzes em LED em toda a motocicleta (farol, lanternas, setas), painel digital completo (marca-giros, indicador de marcha, consumo médio e instantâneo) e câmbio de seis marchas com embreagem assistida e deslizante — uma combinação que torna a pilotagem mais leve e segura.

Preço atualizado
Atualmente segundo o site oficial da Honda, o preço público sugerido para a XR 300L Tornado é a partir de R$ 30.840. É importante destacar que esse valor base considera o Estado de São Paulo, sem incluir frete, e pode variar conforme região e estoque.
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O que esperar na prática
Com esses números, a XR 300L Tornado se posiciona como uma trail de média cilindrada com performance voltada para uso misto: urbana e off-road leve. O motor de cerca de 24,8 cv deixa claro que não se trata de uma big trail, mas sim de um modelo muito bem equilibrado para quem procura agilidade, versatilidade e facilidade de manutenção.
A altura do assento (890 mm) e a distância do solo (268 mm) sugerem que o modelo favorece o uso off-road, mas ao mesmo tempo exige alguma adaptabilidade por parte do piloto — altura considerável para pessoas de estatura média. O peso de 143 kg (seco) ajuda a tornar o modelo relativamente leve para a proposta de trail.
Ou seja, na cidade, deverá se sair bem, com a agilidade habitual de uma 300 cm³. Enquanto em estradas de terra ou trilhas leves, a suspensão com cursos maiores e o perfil trail ajudam a absorver irregularidades e encarar terrenos mais desafiadores. O freio ABS dianteiro e traseiro confere segurança adicional, o que é um diferencial relevante em trechos menos aderentes.
Estilisticamente, o design da Tornado agrada por unir robustez, para-lama alto, carenagens reduzidas e linhas que remetem à família CRF da Honda. Em resumo: para quem quer uma moto que dê conta de “andar, viajar e encarar trilha” sem exageros ou custos de manutenção de uma aventura mais radical — essa XR 300L é uma ótima escolha.

FAQs (Perguntas Frequentes)
1. Qual a diferença entre a XR 300L Tornado e a XR 250 ou outros modelos da Honda?
A XR 300L Tornado tem motor de 293,5 cm³ enquanto a XR 250 tinha menor cilindrada. Além disso, a Tornado traz tecnologia mais atual (injeção eletrônica, painéis digitais, ABS de dois canais) e o design trail mais moderno.
2. A altura do assento (890 mm) é confortável para pilotos mais baixos?
Para pilotos de estatura média ou baixa, a altura elevada pode exigir adaptação — subir ou descer degrau ou banco especial pode ajudar. Vale fazer um test-ride para avaliar o encaixe.
3. Qual o consumo médio esperado?
A Honda não divulga consumo médio específico para a Tornado em uso misto. Em motos similares, pode variar bastante (cidade vs estrada/trilha). É recomendável observar o consumo real após os primeiros quilômetros.
4. Ela dá para uso 100% off-road?
Embora tenha desempenho e características de trail, a XR 300L Tornado é mais voltada para uso misto “estrada + terra leve”. Para off-road extremo (trilhas técnicas, motocross), existem modelos mais especializados.
5. Qual a manutenção básica e intervalo de revisões?
Como é padrão da Honda, as revisões periódicas e a rede ampla de concessionárias tornam a manutenção mais tranquila. Verifique no manual do proprietário os intervalos de manutenção (óleo, filtros, transmissão) para garantir longevidade.
Conclusão sobre a Honda XR 300L Tornado
Em conclusão, a Honda XR 300L Tornado é uma proposta de moto trail extremamente interessante para quem quer liberdade, robustez e versatilidade. Do mesmo modo com motor de 293,5 cm³, câmbio de seis marchas, tecnologia atual e design aventureiro, ela se dirige tanto a quem usa a moto no dia a dia quanto a quem quer escapar para a estrada ou trilha. Portanto o preço de R$ 30.840 a torna competitiva no mercado nacional para a sua categoria. Enquanto não for usada para trilhas altamente extremas, entrega um ótimo pacote global — piloto e passageiro, cidade e campo, rotina e aventura. Afinal se encaixa muito bem no portfólio da Honda como moto de transição entre urbano e off-road leve.
Fonte: Honda Brasil
Diego Pereira (Diego CM), apaixonado por motocicletas, um clássico e experiente viajante que já rodou metade do Brasil sobre duas rodas, com mais de 15 anos criando conteúdo para sites, blogs, Youtube e rede sociais.


