As 6 motocicletas cruiser mais rápidas, classificadas por velocidade máxima

A motocicleta cruiser mais rápida do mundo. Cada motociclista deseja coisas diferentes. Alguns preferem uma moto de baixa manutenção — você a compra, monta nela e ela funciona sem que você precise fazer muita coisa. Outros priorizam a confiabilidade. Eles querem uma moto que não quebre facilmente e que dure anos com os devidos cuidados. Há também aqueles que simplesmente anseiam por uma descarga de adrenalina toda vez que pegam a estrada e querem a moto com o motor mais potente.

Motocicletas velozes não são para todos. Pilotar uma exige uma mistura de habilidade e confiança. Você precisa ser ousado o suficiente para levar a moto ao seu limite, ao mesmo tempo em que tem a experiência necessária para manuseá-la com segurança. Nas mãos erradas, uma moto veloz pode causar acidentes ou, pior, ficar parada na garagem sem que o motociclista perceba seu verdadeiro potencial. Essas máquinas são construídas para o desempenho e realmente brilham quando quem as pilota sabe como canalizar sua potência.

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Embora as cruisers sejam normalmente construídas para o conforto — com assentos baixos, posições de pilotagem relaxadas e velocidade e torque suficientes para levá-lo aonde você precisa ir — alguns fabricantes pretendem mostrar ao mercado que podem oferecer conforto e velocidade impressionantes. Vamos dar uma olhada em alguns deles.

Moto Guzzi California 1400 Custom
Moto Guzzi California 1400 Custom

Moto Guzzi California 1400 Custom (209 km/h)

É uma pena que esta moto em particular não esteja mais em produção, pois continua sendo uma das melhores cruisers que o dinheiro pode comprar. Mas não há como falar sobre esta moto customizada sem começar do início. Ela é uma ramificação da Moto Guzzi California, lançada em 1971. Ao longo dos anos, devido ao seu design clássico e desempenho impressionante, ela rapidamente conquistou a reputação de ser a moto italiana mais famosa do mundo.

No entanto, em 2013, a Moto Guzzi decidiu que era hora de mudar. Eles reduziram o excesso de peso e atualizaram o motor de 1.155 cc para um de 1.380 cc, tornando-o o maior motor bicilíndrico desenvolvido na Europa na época. Foi também a primeira moto customizada a apresentar controle de tração MGCT e tecnologia Ride by Wire multimapa. Essa configuração permite escolher entre três modos de entrega de potência: Veloce, Turismo e Pioggia. Combinados com controle de cruzeiro e ABS, esses recursos facilitam a adaptação a diversas condições, seja para uma experiência esportiva, um passeio ou para pilotar na chuva.

Voltando ao motor: o potente motor V-twin transversal acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos, tão rápido quanto algumas Ferraris. Você pode levar esta moto a até 210 km/h. A 6.500 rpm, esta cruiser entrega 96 cavalos de potência e 120 Nm de torque a 2.750 rpm, tudo com vibrações surpreendentemente baixas. Embora pese cerca de 322 kg, é surpreendentemente fácil de pilotar na estrada, especialmente em curvas. Além disso, os freios Brembo também ajudam você a parar rapidamente sem precisar pressionar a alavanca com muita força.

Triumph Rocket 3 R
Triumph Rocket 3 R

Triumph Rocket 3 R (225 km/h)

Sucessora da já impressionante Rocket III Roadster, esta nova geração é a prova de que uma cruiser confortável também pode ser uma potência absoluta. A primeira coisa que você notará na Rocket 3 R é seu design diferenciado. Ela tem um tanque de combustível robusto com uma carroceria despojada que não esconde seu motor imponente. Há três coletores de escape cromados na lateral direita, impossíveis de não notar, e os faróis duplos de LED conferem a ela uma aparência agressiva e moderna.

Sob seu exterior arrojado, esta cruiser apresenta melhorias significativas em relação à sua antecessora. O novo motor de três cilindros de 2.458 cc (acima dos 2.294 cc da Rocket III) ainda detém o título de maior motor de motocicleta em produção. Este motor entrega 180 cv a cerca de 7.000 rpm e 24,5 kgfm de torque, cerca de 11% a mais que o modelo anterior. O mais inteligente é que a Triumph conseguiu fazer a Rocket 3 R pesar 290 kg, tornando-a 40 kg mais leve, o que transforma sua dirigibilidade e desempenho.

Toda essa engenharia se traduz em um desempenho impressionante na estrada. A Rocket 3 R acelera de 0 a 96 km/h em 2,73 segundos, com velocidade máxima de 225 km/h. Ela vem equipada com recursos modernos, como ABS em curvas e controle de tração, que ajudam a gerenciar sua considerável potência. A posição de pilotagem também é confortável, com pedais centralizados e guidão que não forçam você a se esticar muito para a frente. Isso significa que você pode desfrutar de uma pilotagem relaxada e mais animada sempre que decidir mudar o visual.

Evoke 6061-GT
Evoke 6061-GT

Evoke 6061-GT (230 km/h)

O mercado de cruisers elétricas está ganhando impulso discretamente com modelos empolgantes como a Evoke 6061-GT. Para os entusiastas da velocidade, esta moto é a prova de que os motores elétricos podem competir de igual para igual com os motores a combustão, tanto em desempenho quanto em apelo. Ela é movida por um motor elétrico que produz 90 kW, o que equivale a 121 cavalos de potência. De acordo com a Evoke, esta moto pode atingir uma velocidade máxima de 225 km/h, tornando-a uma das cruisers elétricas mais rápidas disponíveis.

Ao contrário das cruisers tradicionais, que aumentam gradualmente a potência conforme você troca as marchas, o motor elétrico da 6061-GT fornece seu torque máximo no momento em que você gira o acelerador. Essa potência instantânea a torna incrivelmente rápida, acelerando de 0 a 96 km/h em apenas 3,6 segundos. Para manter toda essa potência sob controle, a moto vem equipada com um sistema avançado de controle de tração que evita patinagem das rodas e ajuda a gerenciar o torque com mais segurança, especialmente durante partidas rápidas ou em superfícies escorregadias. Em termos de design, a 6061-GT combina elementos clássicos e modernos. Seu quadro de alumínio confere-lhe uma aparência arrojada e robusta, enquanto recursos como luzes de LED e um painel totalmente digital refletem a natureza moderna e de alta tecnologia da moto.

No entanto, uma das maiores preocupações com veículos elétricos sempre foi a distância que você pode percorrer sem precisar recarregar. A 6061-GT enfrenta isso de frente com uma autonomia impressionante de até 660 km com uma única carga, equiparando-se a muitas motos de passeio movidas a gasolina. Melhor ainda, ela utiliza tecnologia avançada de bateria que permite uma recarga completa em apenas 30 minutos em estações de carregamento CA ou CC compatíveis. É claro que a conveniência desse recurso depende de quantas estações de carregamento estão disponíveis em sua região, o que é algo a se ter em mente ao planejar seus passeios.

Ducati Diavel V4
Ducati Diavel V4

Ducati Diavel V4 (259 km/h)

No coração desta motocicleta está um potente motor V4 Granturismo de 1.158 cc que produz impressionantes 168 cavalos de potência e é capaz de atingir uma velocidade máxima de 250 km/h. Além dos números, ele entrega potência com o tipo de refinamento e personalidade pelos quais a Ducati é conhecida. Sua configuração V4 garante uma entrega de potência suave, preservando o ronco característico da Ducati, que certamente chamará a atenção por onde você passar.

Todavia em termos de dirigibilidade, a Diavel V4 oferece controle impressionante graças ao seu design de chassi bem projetado. Apesar de seu quadro longo e baixo, estilo cruiser, a moto se comporta com agilidade impressionante. Esse nível de controle é acompanhado por sua potência de frenagem. O sistema de freios Brembo, equipado com discos duplos de 330 mm, oferece desempenho de frenagem de nível superbike. Ao combinar essa capacidade de frenagem com o ABS, você obtém uma moto que dá aos pilotos a confiança para explorar seu potencial de desempenho, ao mesmo tempo em que fornece uma rede de segurança crucial.

Portanto o pacote de tecnologia da Diavel V4 também merece destaque. Seu display TFT de 5 polegadas oferece informações nítidas e fáceis de ler em qualquer iluminação, e o painel de instrumentos com iluminação traseira facilita a pilotagem noturna. A conectividade Bluetooth permite conectar seu smartphone e gerenciar músicas, chamadas e navegação sem precisar tirar as mãos do guidão. Além disso, a moto possui quatro modos de pilotagem: Sport, Touring, Urban e Wet, oferecendo opções suficientes para diferentes condições e preferências de pilotagem.

Além disso mesmo com toda a sua potência e recursos tecnológicos avançados, a Ducati garantiu que a Diavel V4 seja confortável de pilotar. O assento oferece ótimo suporte tanto para o piloto quanto para o passageiro, e seu design mantém você relaxado mesmo em viagens longas. Contudo o sistema de controle de cruzeiro facilita as viagens em rodovias, e o para-brisa cuidadosamente ajustado ajuda a bloquear o vento e os detritos.

Harley-Davidson FXDR 114
Harley-Davidson FXDR 114

Harley-Davidson FXDR 114 (257 km/h)

A segunda motocicleta cruiser mais rápida do mundo. A FXDR 114 faz parte da linha Softail da Harley-Davidson e, à primeira vista, você sabe que esta moto foi construída para desempenho e velocidade. Porque com velocidade máxima de 257 km/h, é uma das cruisers mais rápidas ainda em produção. Diferentemente da aparência mais descontraída das cruisers tradicionais, a FXDR 114 adota uma estética de drag-bike com seu perfil baixo e agressivo e postura musculosa. A característica mais marcante é o enorme pneu traseiro de 240 mm, que inegavelmente contribui para a aparência robusta da moto, mas principalmente para sua estabilidade, especialmente em acelerações fortes.

Sob o capô, a FXDR 114 possui um potente motor Milwaukee-Eight de 1.868 cc que entrega 119 ft-lbs de torque a apenas 3.500 rpm. Ela é mais leve do que muitas cruisers, graças a recursos como o braço oscilante de alumínio, que melhora a dirigibilidade e facilita as manobras. Dito isso, com cerca de 300 kg, ela ainda tem algum peso, que você pode sentir em velocidades mais baixas, mas se torna menos perceptível à medida que você acelera.

A posição de pilotagem é inclinada para a frente, o que pode não agradar a todos em viagens longas, mas é ótima para passeios rápidos e divertidos. A suspensão também tem um bom desempenho, dando à moto uma agilidade surpreendente para uma cruiser, especialmente nas curvas. Porque em termos de tecnologia, a FXDR 114 vem com ignição sem chave, um visor digital nítido e ABS de série para maior segurança e controle. Há até uma porta USB para manter seus dispositivos carregados.

Por fim, por mais divertido que seja pilotar uma moto rápida, ainda é muito arriscado. É bom ter confiança, mas não se arrogue demais. Certifique-se de sempre usar o equipamento certo ao pilotar essas motos potentes — ou qualquer motocicleta. E já que está nisso, considere instalar uma barra de proteção para proteção extra.

Yamaha VMAX
Yamaha VMAX

Yamaha VMAX (273 km/h)

A motocicleta cruiser mais rápida do mundo. Geralmente, existem dois tipos de motociclistas: os apaixonados por velocidade, que querem ir do ponto A ao ponto B o mais rápido possível, e aqueles que preferem aproveitar a viagem em um ritmo mais tranquilo. Os entusiastas de cruisers se enquadram nesta última categoria, mas quem disse que não é possível aproveitar o melhor dos dois mundos? Existe uma categoria menos popular de motocicletas, as musclebikes ou cruisers de alto desempenho. Essas motos oferecem a pilotagem relaxada das cruisers e a aceleração impetuosa das esportivas. Um ótimo exemplo é a Yamaha VMAX.

Portanto esta cruiser de alto desempenho é impulsionada por um motor V4 de 1.679 cc que gera impressionantes 197 cavalos de potência, tornando-a uma das cruisers de produção mais potentes já construídas. Os engenheiros da Yamaha dotaram esta moto com a exclusiva tecnologia V-Boost, que entra em ação em rotações mais altas, proporcionando um aumento extra de potência que parece o acionamento de um pós-combustor. Com esta moto, você pode atingir até 274 km/h.

Apesar dos seus números impressionantes de desempenho, esta ainda é uma moto que você pode usar para o trabalho ou em viagens longas de fim de semana. O assento rebaixado, o guidão largo e o chassi bem equilibrado a tornam mais manejável do que você esperaria de uma moto com tanta potência. Igualmente impressionante é o poder de frenagem que esta cruiser oferece. Equipada com componentes de freio de alto desempenho, incluindo discos dianteiros duplos com pinças de 6 pistões e ABS de série.

Superbikes potentes à parte, a VMAX não descuida de suas raízes cruiser. Porque a posição de pilotagem é confortável, com controles bem posicionados que tornam os passeios longos agradáveis. O assento oferece excelente suporte e os instrumentos montados no tanque fornecem todas as informações necessárias, mantendo o visual clássico de cruiser. Infelizmente, esta cruiser parou de ser fabricada em 2020.

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