Após muita correria dos motoristas para trocar o extintor de incêndio para o tipo ABC exigido pelo CONTRAN ( Conselho Nacional de Trânsito). A menos de duas semanas para o fim do prazo, o CONTRAN acaba de anunciar o fim da obrigatoriedade do extintor nos automóveis em todo Brasil.
Continua sendo obrigextintor de incêndio ABCado em todo território nacional para caminhões, ônibus, micro-ônibus  caminhonetes, camionetas, triciclos de cabine fechadas, e veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis. Apos varias reuniões com bombeiros o CONTRAN chegou a conclusão que a maioria dos motoristas não sabem como utilizar o equipamento, ou acaba se ferindo mais ainda ao tentar apagar fogo em automóveis.
Foi feito também um estudo que constatou que com a evolução da tecnologia  dos automóveis, ficou cada vês mais difícil veiculo pegarem fogo, exceto em acidentes como colisões e etc.
Em alguns lugares do País a noticia causou revolta, pelo fato de a maioria dos motoristas terem passado por enormes dificuldades em trocar o equipamento para o novo exigido e logo em seguida vem a desobrigação do porte no veiculo.