Estudos comprovam que andar de moto pelo corredor é mais seguro

    Um estudo realizado nos EUA analisou cerca de 6.000 (seis mil) colisões entre outubro de 2012 e agosto de 2013 dos quais constatou-se que apenas 3% estavam em corredor, outros 97% se dividem com abalroamento da motocicleta (ora atingida, ora atingindo outro veículo), ou ficando entre dois automóveis com esmagamento e morte do piloto. O estudo serviu de base para que fosse sancionado lei tornando legal a utilização do corredor naquele Estado, que já era utilizado com apoio da Polícia Rodoviária da Califórnia (CHIP´S) e que segundo o órgão máximo do trânsito dos EUA – NHSTA Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário – ocorre 30% menos acidentes do tipo no Estado da Califórnia em comparação a outros Estados que ainda são inflexíveis em relação a utilização do corredor.
    No Brasil não é permitido trafegar pelo corredor, porem o artigo 192 do CTB prescreve multa de natureza grave para que não respeita a distância frontal e lateral dos demais veículos, só que no caso das motocicletas essa lei torna inapropriada sua aplicação, porque no artigo 192 do CTB não tem especificado a distancia que deve ser resguardada. 
   Em 1997 foi promulgado a Lei 9503 que criou o Código de Trânsito Brasileiro, nosso CTB, e na mesma data foi publicada a mensagem 1056 do Presidente da República, que vetou o artigo 56 com o seguinte teor: “proibir o condutor de motocicletas e motonetas a passagem entre veículos de filas adjacentes”. E de la pra cá ficou uma incógnita referente a autuação de motociclistas por trafegar no corredor. No estado de São Paulo à alguns anos vem tendo relatos de motociclistas reclamando por terem sido multados com base no artigo 192 do CTB, por trafegar sem guardar distancia lateral dos demais veículos, ou seja, no corredor.



   Sabemos que a motocicleta virou a principal forma de fugir dos congestionamentos do trânsito das grandes cidades, e que o uso da motocicleta cresse cada dia mais. 
    Mas vale lembrar que a segurança deve está sempre em primeiro lugar, utilize sempre equipamentos de segurança, e mesmo ao transitar pelo corredor é fundamental manter a atenção e respeitar os limites de velocidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *