Em agosto de 2024, o site Adventure Rider publicou uma notícia sobre a investigação da Comissão de Comércio Justo do Japão (FTC) sobre as práticas de vendas da Harley-Davidson no Japão. Agora, a investigação parece estar concluída, e diversos veículos de comunicação asiáticos estão noticiando que a Harley-Davidson poderá levar multa de aproximadamente US$ 1,4 milhão.
A decisão surge após a suposta constatação de que a Harley abusou de sua posição superior de barganha para impor cotas de vendas excessivas às suas concessionárias. A FTC japonesa já notificou a Harley-Davidson e confirmará sua decisão após analisar a resposta do Ministério da Justiça.
Cotas de Vendas Unilaterais
Citando uma fonte não identificada, o Nikkei Asia relata que a MoCo estabeleceu unilateralmente cotas de vendas para dezenas de concessionárias. Que não poderiam cumprir por meio das atividades normais de vendas das concessionárias. Após estabelecer essas cotas, a Harley teria afirmado verbalmente e em “materiais explicativos” que seus contratos de concessionária tinha opção de encerramento caso não atingissem um determinado limite. Alegadamente, para cumprir as cotas de vendas impostas pela Harley, as concessionárias tinham que comprar determinadas motocicletas e vendê-las como “veículos registrados, mas sem uso”.
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Como as motocicletas eram registradas, elas exigiam preços mais baixos do que as “novas”. A pressão para a compra de motocicletas adicionais aumentou devido ao fato de algumas concessionárias já terem feito investimentos iniciais. Bem como a reforma de suas lojas, para vender as máquinas da MoCo. Como resultado, elas sentiram que não tinham outra opção diferente de cumprir as cotas impostas unilateralmente pela Harley.
Portanto a lei antimonopólio japonesa proíbe as empresas de abusarem de sua posição de barganha superior para impor desvantagens em um negócio. Se a violação for confirmada, a FTC japonesa pode multar o infrator em 1% das vendas derivadas da prática ilegal. Bem como emitir uma ordem de cessação e desistência, o que parece o caso aqui. Se isso se aplicar à suposta violação da Harley, pode indicar que a FTC japonesa determinou que a Harley havia indevidamente forçado as concessionárias a comprar mais de US$ 100 milhões em cotas excessivas.
Nenhuma palavra ainda da Harley-Davidson
Até o momento da redação deste texto, a Harley não havia divulgado uma declaração pública sobre as conclusões da FTC japonesa. No entanto, se a suposta multa for formalizada, será interessante ver como ela reagirá e informará seus investidores e o público em geral.
Diego Pereira (Diego CM), apaixonado por motocicletas, um clássico e experiente viajante que já rodou metade do Brasil sobre duas rodas, com mais de 15 anos criando conteúdo para sites, blogs, Youtube e rede sociais.


