Honda CB190R: a naked que o Brasil merecia, mas ficou no Paraguai

Quem viaja para o Paraguai e dá uma passada numa concessionária Honda pode topar com uma cena que dá até uma pontada de inveja: lá está a Honda CB190R, uma naked compacta, estilosa e com aquele ar esportivo que faria um sucesso absurdo se chegasse por aqui.

A receita é simples, mas certeira: motor monocilíndrico de 184,4 cm³, por volta de 16 cavalos, câmbio de cinco marchas e injeção eletrônica. Nada de números que assustam, mas potência mais do que suficiente para rodar na cidade com agilidade e, de quebra, encarar uma estradinha sem drama.

Honda CB190R
CB190R | Imagem: Honda

Só que o grande charme da CB190R está no conjunto. Suspensão dianteira invertida, pneus largos (110 mm na frente e 140 mm atrás), freio a disco nas duas rodas e um design agressivo que lembra motos bem maiores. Some a isso um painel digital, iluminação em LED e cerca de 142 kg de peso — leve o bastante para deixar a pilotagem divertida.

Por que a Honda não traz a CB190R para o Brasil?

Hoje, quem está na pegada de sair da CG 160 vai direto para a Twister 300, sem uma opção intermediária que seja mais “apimentada” mas ainda acessível. A CB190R cairia como uma luva para essa galera que busca algo com cara de esportiva, mas sem susto no bolso ou na pilotagem. Porém ficaria muito apertado e talvez não teria espaço para ela aqui no Brasil. Até porque temo um exemplo de moto intermediária, a XRE 190, e a motocicleta não tem bons numero de vendas.

Honda CB190R
CB190R | Imagem: Honda

Por outro lado também, a faixa de preço não comportaria. Porque acabaria  ficando cara de mais pelo desempenho próximo da CG 160 sendo que tem a CB 300F Twister.

Enquanto a gente espera, os paraguaios aceleram felizes com a CB190R pelas ruas de Assunção. E nós? Ficamos só no desejo, olhando por cima do muro e pensando: “poxa, essa sim faria falta por aqui…”

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