A Honda Motos anunciou oficialmente o lançamento da nova CB650R E-Clutch no Brasil. O modelo, que faz parte da consagrada linha Neo Sports Café, traz como grande destaque a embreagem eletrônica — tecnologia inédita no segmento naked de média cilindrada no país. Com preço inicial de R$ 58.270, a novidade promete combinar estilo, desempenho e praticidade para o motociclista brasileiro.
Tecnologia E-Clutch: como funciona
O sistema E-Clutch permite que o piloto troque de marchas sem acionar a manete de embreagem. Assim, basta movimentar o pedal de câmbio que a tecnologia gerencia automaticamente a embreagem de forma suave e precisa. Entretanto, a manete não foi removida, possibilitando que o motociclista opte por utilizá-la sempre que desejar.
Com isso, a CB650R E-Clutch agrada tanto quem busca mais conforto e praticidade no dia a dia quanto os fãs de uma pilotagem mais tradicional, mantendo o controle manual sempre disponível.
Design e acabamento
Visualmente, a Honda CB650R E-Clutch mantém o estilo moderno com toques retrô característicos da linha Neo Sports Café. Porque o conjunto óptico full LED, o tanque musculoso e as linhas agressivas reforçam seu apelo esportivo. Além disso, o painel digital completo traz indicador de marcha engatada, velocímetro, conta-giros e outras informações essenciais.

Motor e desempenho
Portanto a moto mantém o motor quatro cilindros em linha de 649 cm³, capaz de entregar 88,4 cv de potência a 11.000 rpm e 6,1 kgfm de torque a 8.000 rpm. Aliado a um câmbio de seis marchas, o conjunto oferece acelerações lineares, alta rotação e o inconfundível ronco que é marca registrada das naked médias da Honda.
Ficha técnica – Honda CB650R E-Clutch
-
Motor: 4 cilindros, 4 tempos, DOHC, 16 válvulas, refrigeração líquida
-
Cilindrada: 649 cm³
-
Potência máxima: 88,4 cv a 11.000 rpm
-
Torque máximo: 6,1 kgfm a 8.000 rpm
-
Câmbio: 6 marchas com sistema E-Clutch
-
Suspensão dianteira: Showa SFF-BP invertida
-
Suspensão traseira: Monoamortecida ajustável
-
Freios: ABS de dois canais, discos duplos na dianteira e simples na traseira
-
Iluminação: Full LED
-
Painel: 100% digital
-
Tomada: USB-C
-
Preço inicial: R$ 58.270 (base São Paulo, sem frete)
Leia também:
- Nova Bajaj Pulsar NS400Z chega com impressionantes 43 cv na Índia
- 6 marcas de motocicletas fabricadas nos Estados Unidos
Segurança e tecnologia
Além da embreagem eletrônica, a CB650R E-Clutch vem equipada com controle de tração HSTC, garantindo mais segurança em pisos escorregadios. Além disso o sistema ABS atua de forma eficiente, proporcionando frenagens seguras em diferentes condições.
Disponibilidade e concorrentes da CB650R
Com chegada prevista às concessionárias Honda ainda em 2025, a CB650R E-Clutch vai disputar espaço com modelos como Yamaha MT-07 e Kawasaki Z650. Entretanto, o diferencial do sistema E-Clutch pode colocá-la em vantagem, principalmente para quem busca inovação sem abrir mão do prazer de pilotar.
Em conclusão, a nova Honda CB650R E-Clutch representa um passo importante na evolução das naked médias no Brasil. Com preço competitivo, design atraente, motor de quatro cilindros e tecnologia exclusiva, o modelo deve atrair tanto motociclistas experientes quanto novos adeptos do segmento.
Diego Pereira (Diego CM), apaixonado por motocicletas, um clássico e experiente viajante que já rodou metade do Brasil sobre duas rodas, com mais de 15 anos criando conteúdo para sites, blogs, Youtube e rede sociais.


