Após o lançamento para a imprensa de outras duas motos que compartilham o mesmo motor de quatro cilindros em linha de 1099 cc em sua linha, soubemos que a Kawasaki retornará à categoria aberta de motos naked com o lançamento da Z1100 ainda este ano, como modelo 2026.
Portanto a moto, que foi desmentida por novos registros junto ao Conselho de Recursos do Ar da Califórnia (CARB), é baseada na carenagem da Ninja 1100SX sport-tourer, uma moto cuja linhagem remonta à última grande roadster naked da Kawasaki, a Z1000. Lançada originalmente em 2003, a Z1000 durou várias gerações, ganhando uma carenagem para se tornar a Ninja 1000SX (inicialmente conhecida como Z1000SX na Europa) em 2011. Enquanto isso, a Z1000 naked foi descontinuada no início da década de 2020, com a Z900 essencialmente assumindo seu lugar na linha.
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Com o lançamento da Ninja 1100SX de 1099 cc e da Versys 1100 com motorização idêntica para 2025, a Kawasaki ampliou a diferença de cilindrada em relação à Z900 de 948 cc o suficiente para tornar a ideia de uma Z1000 novamente válida. A nova moto será, portanto, em alguns aspectos, uma reintrodução da última Z1000, embora em um formato atualizado e com maior cilindrada.
Z1100 2026 já tem registro no CARB
A informação vem por meio de uma listagem CARB para os modelos 2026 da Kawasaki com motor de quatro cilindros de 1099 cc. Além da Ninja 1100SX, Ninja 1100SX SE e Versys 1100 SE, o documento lista a “ZR1100HT”. Essa é uma designação interna da Kawasaki, mas que podemos traduzir como Z1100 quando se trata do nome da moto no showroom. O antigo Z1000 era conhecido internamente como ZR1000H, e o “T” final no novo modelo significa simplesmente “2026”.
Como o registro no CARB se refere às emissões do motor de 1099 cc, sabemos que a Z1100 2026 terá o mesmo desempenho que a Ninja 1100SX e a Versys 1100. Por isso nenhuma dessas motos deve mudar para o ano-modelo de 2026, o que significa que a Z1100 terá desempenho quase idêntico ao dessas máquinas — oficialmente, a Ninja 1100SX produz 134 cv e a Versys 1100 produz 133 cv, ambas a 9000 rpm. Os números registrados na EPA para ambas as máquinas indicam 102 kW, o que equivale a 136,8 cv. Seja qual for o número real, esses números estão dentro das margens de erro que podem ser esperadas de diferentes dinamômetros.

Potencia da nova Kawasaki Z1100 2026
Os números indicam que a nova Z1100 não estará muito à frente da Z900 em termos de potência. Com esta última produzindo 123 cv a 9.500 rpm, e também será uma fera mais pesada que a Z900. Os “370 kg” (816 libras) listados no documento CARB não são um número exato, mas sim uma aproximação arredondada do peso da moto. Incluindo combustível, bagagem normal e um piloto típico. No entanto, como a Ninja 1100SX está listada com o mesmo peso. Isso significa que a Z1100 estará próxima do peso oficial da Ninja 1100SX, de 238 kg. Para efeito de comparação, a Z900 pesa 202 kg.
A nova Z1100 deve fornecer à Kawasaki uma rival para a nova CB1000 Hornet SP da Honda. Que na versão americana produz 129 cv, embora em outros mercados — onde a Hornet SP sem restrições produz 155 cv — ela provavelmente seja menos competitiva.