Motocross: conheça a história das corridas de motocicletas
Conheça os principais atletas das corridas de motocross do Brasil e do mundo!
O sonho de muitas pessoas não é comprar um carro novo e sim uma motocicleta que represente toda a sua paixão pelo esporte. Mas para isso, é necessário que seja feita uma pesquisa detalhada sobre as variedades oferecidas no mercado para que possa ser feita a escolha mais adequada para o momento.
Além disso, é essencial entender um pouco sobre a história do motocross no Brasil e no mundo. Pode não parecer, mas esse pequeno detalhe pode ser decisivo no momento da compra. Por isso, separamos um tempo para contar para você um pouco da história do motocross e quais motocicletas ganharam maior destaque. Confira!
O que é motocross?
Muitas pessoas ainda confundem o conceito de motocross e quando ele pode ser utilizado, principalmente aqueles que não são muito familiarizados no setor e estão começando a entender sobre motocicletas. É uma modalidade esportiva que teve início em 1890 na Inglaterra e utiliza uma moto especifica para a realização da prova, não pode ser aquelas mais comuns que são vistas na cidade e na estrada, e é dividida em 3 categorias: ArenaCross, Enduro e Trial.
É considerado um esporte de alto risco e muito perigoso, já que é realizado fora das estradas e em lugares fechados com grandes desníveis de terreno e sem estrutura. Além disso, é preciso realizar manobras difíceis em alta velocidade, por isso o treino constante é fundamental para evitar que problemas aconteçam. Entretanto, o esporte valoriza e recompensa muito bem os atletas vencedores, já que é necessário investir muito dinheiro para participar das provas.
A categoria Enduro é muito valorizada no motocross! É off-road e exige muita regularidade e resistência, já que é preciso atravessar obstáculos naturais, veredas, pistas e estradas abertas onde circulam pessoas e carros. A prova consiste em percorrer um caminho já determinado em um curto período de tempo.
A categoria Trial exige mais resistência do que a anterior, uma vez que aqui, colocar os pés no chão significa perder pontos. Está modalidade do motocross é considerada um circo em cima da moto, tendo como vencedor o atleta que conseguir realizar o maior número de acrobacias
O ArenaCross, para quem não sabe, é a versão brasileira do supercross praticado nos Estados Unidos. Mas, nesta prova a pista é montada artificialmente em estádios da cidade.
A história do motocross é cheia de conquistas e surpresas que valem a pena ser relembradas. Confira a seguir algumas competições femininas e masculinas que acontecem todos os anos. A FIM Women’s Motocross World Championship foi criada no ano de 2005 e é uma prova exclusivamente feminina! Com o passar dos anos consagrou alguns dos nomes mais famosos do mundo do motocross, como a kaira Fontanesi e a Stephanie Laier.
Quais são os atletas mais famosos?
Joel Robert
O Joel Robert é um dos pilotos de motocross mais famosos e talentosos do mundo, com sua competência e dedicação conseguia facilmente controlar qualquer tipo de derrapagem. Robert era tão bom que conseguia parar no meio da corrida para cumprimentar seus fãs que esperavam ansiosamente nas arquibancadas.
Roger De Coster
O Roger De Coster é um verdadeiro vencedor do motocross, com muito talento e esforço conquistado ao longo dos anos. Mas, tudo isso era possível graças ao seu bom preparo físico, isso era facilmente visto até no final das provas que ele conseguia manter o bom equilíbrio.
Quais são as mulheres mais famosas do motocross?
Após ter conhecido um pouco da história deste esporte que atrai muitas pessoas ao redor do mundo, inclusive mulheres, é hora de conferir alguns nomes que ganharam destaque nas competições ao longo dos anos.
Kiara Fontanesi
Certamente, não é possível falar sobre motocross feminino e não lembrar da Kiara Fontanesi, italiana de 24 anos. Ela é uma das maiores campeãs da modalidade, com apenas 18 venceu o campeonato mundial. Mas as conquistas não pararam por aqui, a Kaira ganhou 4 vezes consecutivas o incrível FIM Women’s Motocross World Championship. Além disso, foi a grande vencedora do Campeonato Europeu de Motocross e do Campeonato Italiano.
Stephanie Laier
Outra incrível mulher integra a lista das melhores do motocross feminino, é Stephanie Laier nascida na Alemanha. A atleta começou a participar da categoria Enduro em 2001, se tornando uma das mais veteranas. Foi a grande campeã do FIM Women’s Motocross World Championship em 2005. Em 2011, competiu pela KTM e mais uma vez obteve resultados marcantes e que impressionaram os espectadores.
As motocicletas mais famosas
Conheça 2 modelos de motocicletas que ganharam espaço no setor pela sua qualidade e resistência, certamente irá se surpreender. No momento de realizar a escolha mais adequada é necessário levar em consideração o nível de experiência do atleta que irá competir.
Yamaha Wr 250 F
Quando o assunto é motocross, a Yamaha Wr 250 F aparece como uma das preferidas dos atletas experientes. Uma vez que, ela permite dirigir em diversas situações com agilidade e controle da moto, além disso, possui um design simples. Diferente dos outros modelos, ela conta com apenas um farol capaz de iluminar perfeitamente em estradas e caminhos escuros durante anoite. A Yamaha é uma das motos usadas em Curitiba que mais chama a atenção do público.
Ktm Sx250f Sxf
As motos Ktm Sx250f Sxf, são extremamente rápidas e possuem um desempenho incrível no motocross. Muito utilizadas pelos atletas que desejam se destacar no setor e procuram melhorar a cada prova, uma vez que, quando comparada com os outros modelos, a Ktm possui um motor de maior potência e resistência. Lembrando que ela pode ser perfeitamente utilizada por profissionais que já possuem anos de experiência ou por armadores que estão começando no mercado.
Gostou do artigo? Continue acompanhando nossas postagens e saiba tudo sobre a história das motocicletas e as principais categorias do motocross. Compartilhe em suas redes sociais agora mesmo, certamente irá ajudar muitas pessoas curtem esportes radicais.