O fim da KTM: os US$ 900 milhões põe fim em história da marca

KTM 390 Adventure

A Bajaj Auto, terceira maior fabricante de motocicletas do mundo, deixou de ser parceira da KTM e assumiu o controle total da marca austríaca. Isso graças a uma injeção de € 800 milhões (US$ 905 milhões) da gigante indiana de veículos de duas rodas, que permitirá à KTM reativar suas instalações de produção. Portanto O fim de uma história triste que a KTM passou definitivamente chegou ao fim, e também chega ao fim a independência da marca.

A notícia foi confirmada em um documento da Bajaj, divulgado na bolsa de valores da Índia, no qual a empresa declarou que estava se tornando acionista majoritária da KTM por meio de sua subsidiária internacional BAIHBV, com um aporte de € 600 milhões (US$ 678,6 milhões). Porque isso ocorreu após um aporte de € 200 milhões (US$ 226 milhões) no início do ano.

Isso sinaliza o fim de uma fase extremamente difícil para a KTM, que esteve à beira do colapso por um tempo. Começamos a ver os sinais de problemas em novembro passado, quando as demissões atingiram a força de trabalho da empresa na Áustria e a produção interrompida no país. A superprodução e os problemas de qualidade foram os principais culpados e representaram grandes problemas para a empresa controladora Pierer Mobility AG, já que a KTM era sua maior fonte de receita.

No mês seguinte, a falência parecia iminente, com a KTM entrando em autoadministração para se reestruturar. Na época, seu enorme passivo estimado em mais de € 2,5 bilhões (US$ 2,64 bilhões).

KTM 1290 Adventure
KTM 1290 Adventure | imagem: KTM

Mudanças nas participações da KTM na MV Agusta

Durante seu processo de autoadministração de 90 dias, a KTM acabou vendendo sua participação majoritária na marca italiana de motocicletas premium MV Agusta em fevereiro. Posteriormente, naquele mês, a KTM fechou um acordo com os credores para implementar um plano de reestruturação de US$ 576 milhões e evitar o fechamento. A Bajaj Auto emprestou à KTM € 50 milhões (US$ 52 milhões) naquele momento para dar início à produção. A marca austríaca pretendia acelerar quatro linhas de produção em plena capacidade. Mas ainda precisava de cerca de € 800 milhões (US$ 841 milhões) em novos financiamentos para apoiar a produção e completar sua cota de caixa.

A empresa levará inicialmente seus modelos mais recentes de menor cilindrada. Incluindo motos de rua e enduro de 125 cc e motos de aventura de 390 cc – para concessionárias em todo o mundo.

Além disso ao falar sobre o futuro da principal fábrica da KTM na Áustria. O CEO Gottfried Neumeister afirmou: “As unidades existentes – em particular nossa fábrica principal em Mattighofen/Munderfing – continuarão sendo a base do nosso sucesso futuro. Isso significa que continuaremos sendo um importante empregador para toda a região.”

Os fãs provavelmente ficarão de olho no próximo capítulo da marca para ver como ela supera a incerteza com dinheiro no banco e uma segunda chance de sucesso em um mercado extremamente competitivo.

Fonte: Newatlas

Autor

  • Diego Pereira (diegocm)

    Diego Pereira (Diego CM), apaixonado por motocicletas, um clássico e experiente viajante que já rodou metade do Brasil sobre duas rodas, com mais de 15 anos criando conteúdo para sites, blogs, Youtube e rede sociais.

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