SRT 300 DX no segmento de motos trail é uma das mais versáteis do motociclismo. Trail e esportiva. Essas motos fazem tudo. São leves o suficiente para trilhas estreitas, mansas o suficiente para as ruas da cidade e robustas o suficiente para aventuras de fim de semana. Mas, além da capacidade, elas também são incrivelmente acessíveis.
Os novatos as adoram porque são fáceis de pilotar. Os veteranos as adoram porque aguentam o tranco e ainda arrasam. É por isso que motos como a Suzuki DR-Z400 e a Honda CRF300 Rally se tornaram itens essenciais nos dias de hoje.
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Então, estrategicamente, os fabricantes chineses estão começando a pegar esse mercado, e se especializaram em agarrar os frutos mais fáceis. Fizeram isso com nakeds, scooters, motos esportivas, veículos off-road e agora estão de olho nas motos trail esportivas duplas. A CFMoto tem a 230 Dual. E agora a QJ Motor quer abocanhar uma fatia do mercado da Honda com.
Características e design da SRT 300 DX
Portanto precisamos falar do estilo primeiro. De longe, você pode pensar que é uma Africa Twin de aparência estranha. A postura alta e os faróis duplos lembram mini-AT. E isso não é à toa. Além disso a QJ Motor já usa essa linguagem de design há algum tempo, especialmente durante sua colaboração com a MV Agusta no Projeto Lucky Explorer, que mais tarde se transformaria na MV Agusta Enduro Veloce. Então, sim, pode parecer uma cópia — mas eles vêm ensaiando esse visual há alguns anos.
Mas vamos às especificações. A SRT 300 DX vem com um motor monocilíndrico de 292,3 cc, refrigerado a água, com quatro válvulas, produzindo 29 cavalos de potência a 9.000 rpm e 2,9 kgfm de torque a 7.000 rpm. Isso lhe dá uma pequena vantagem sobre a Honda CRF300 Rally, que gera cerca de 27,3 cavalos de potência e 19,6 lb-ft de torque. Coincidência? Talvez. Mas é difícil ignorar a proximidade desses números.

Ela também foi construída com intenções off-road reais. A SRT tem rodas raiadas de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, usa parafusos CST (90/90 na dianteira, 120/80 na traseira) e oferece generosos 10,8 polegadas de distância do solo. O curso da suspensão ainda não foi divulgado, mas é seguro presumir que será próximo aos 8 polegadas de curso oferecidos pela maioria dos rivais nesta categoria.
Apesar do quadro de aço, ela mantém o peso em respeitáveis 157 kg (346 libras). Isso é mais leve do que você esperaria e definitivamente bem-vindo quando você a pega na trilha. A altura do assento é de 89 cm, então sim — definitivamente não é para quem tem dificuldade com a costura interna.
Motorização e preço
Em termos de potência, ela usa um motor de curso curto (diâmetro interno de 78 mm, curso de 61,2 mm), o que deve torná-la um pouco mais ágil na parte superior do que o motor mais avançado da CRF. Se é tão suave ou refinado é outra história — o motor QJ evoluiu muito, mas a Honda ainda é a referência nesta categoria.
Alguns toques inteligentes de design ajudam a SRT a se destacar. Uma roda dianteira de liberação rápida é um ótimo complemento para ciclistas de trilha ou para qualquer pessoa que carregue sua moto regularmente. É raro ver esse recurso em motos econômicas, e isso mostra que a QJ pensa além de apenas chamar a atenção para a ficha técnica.
Mas, claro, o maior problema é o preço. Na China, a SRT 300 DX é listada por pouco mais de US$ 4.350. Considerado um preço bem abaixo da Honda CRF300 Rally, vendida por cerca de US$ 7.600 na Europa e até mais em alguns mercados. Mesmo outras concorrentes, como a Voge 300 Rally, giram em torno de US$ 5.000, então a QJ ainda leva vantagem.
Então, é uma cópia descarada da CRF? Possivelmente. A QJ Motor (e sua controladora Qianjiang) tem a reputação de realizar engenharia reversa em motos de sucesso. A CB500 twin já foi clonada mais vezes do que podemos contar. Mas, ao mesmo tempo, isso não parece uma cópia preguiçosa. Parece um ataque calculado a um segmento popular e, francamente, a ficha técnica é difícil de ignorar.
A SRT 300 DX provavelmente não chegará aos EUA tão cedo, mas para mercados como o Sudeste Asiático e partes da Europa, isso pode mudar o jogo. Principalmente se a QJ acertar no preço e no suporte da concessionária.
Diego Pereira (Diego CM), apaixonado por motocicletas, um clássico e experiente viajante que já rodou metade do Brasil sobre duas rodas, com mais de 15 anos criando conteúdo para sites, blogs, Youtube e rede sociais.