A Tenere 320 pode ser a maior jogada da Yamaha para concorrer com as chinesas e indianas que estão dominando o mundo. Já que a marca desistiu de concorrer com as big trail, retirando a Super tenere 1200 sem colocar uma substituta no lugar.
O mercado global de motocicletas na faixa de 400 a 500 cilindradas está muito aquecido. Além disso sem falar que o protagonismo das marcas Royal Enfield e CFMoto tem despertado a atenção dos consumidores. Porque até então, não se tinha motocicletas tão completas na faixa de 400 cilindradas, portando estas marcas mudaram essa realidade.
Leia também:
Tenere 700 no Brasil: Preço e data da pré-venda
Nova Yamaha XTZ 250 Lander 2025: Veja o que mudou
Para a Yamaha pegar boa parte deste mercado, basta ela lançar uma trail de com o motor 320 da MT03. Uma vez que ja consolidado nomercado, a confiança e a garantia de pós venda fará com que a motocicleta venda muito aqui no Brasil e no mundo. Afinal a Yamaha é uma marca mundialmente conhecida, e seu ponto forte esta na confiabilidade de seus produtos espalhados pelo mundo.
Porque é a hora de lançar a Tenere 320?
Como citado acima, o mercado não está muito alinhado com a ideia apenas de big trail, e a procura por trail de média cilindrada vem crescendo cada dia. Dado que essas motocicletas trazem toda a tecnologia e sofisticação das bigs porem com tamanho, peso e preço menor. A maioria do público de big trail no Brasil sentem falta de uma moto neste padrão. Onde uni versatilidade, conforto e custo benefício.
Concorrência para a futura Yamaha 320

CFMoto 450MT: esta motocicleta já chegou em países da américa latina, e segundo fontes a CFMoto vai apresenta-la ao publico no brasil no Festival de Motos que acontecerá em Interlagos São Paulo. Apesar de ser muito parecida com a Tenere 700, a CFMoto 450MT deve concorrer na categoria até 500 cilindradas, não no mercada das big trail. O que a deixará em vantagem sobre a Yamaha. E o preço da 450MT deve ficar na casa dos R$ 40.000 a R$ 45.000, estima-se o publico motociclista.

Royal Enfield Himalayan 450: a motocicleta de 450 cilindradas da Royal Enfield já está sendo vendida no Brasil, e com ótima aceitação, segue reinando praticamente sozinha. Porque não tem concorrente na categoria. Além disso o preço e bastante atrativo, pois a motocicleta está sendo vendida a partir de R$ 29.990 sem frete. Preço divulgado no site oficial.

Kawasaki VERSYS-X 300: a Versys sempre foi a mais cotada para concorrer com um futura Tenere 320, dado que ela teria características bem semelhantes, devido aos motores. Apesar da versys não ser campeã de venda no Brasil, ela continua sendo uma alternativa que a Kawasaki ainda disponibiliza no mercado. Feita encima de um motor que entrega de potência máxima somente em altas rotações, para o publico aventureiro tem-se um pouco de receio. Portanto o mais atraente na Versys 300 é que já está consolidada no mercado, e tem faixa de preço publico sugerido a partir de R$ 33.990 sem frete incluso. Portanto vale a pena dá uma olhada na Versys quando for escolher uma trail premium de baixa cilindrada.
Em conclusão, seguimos acreditando que o mercado de motocicletas entre 400 e 500 cilindradas vai crescer cada vez mais, e as marcas começarão a olhar para este mercado. Porque as marca chinesas e indianas já olharam, e estão firme na disputa dominar essa categoria.