8 dicas rápidas para cuidar do painel da sua moto

A motocicleta precisa de tantos cuidados quanto os carros. Apesar de ter uma estrutura menor e poucas partes estruturais, as sujeiras costumam aparecer mais, porque não tem tanta proteção. Um dos locais que merecem mais atenção dos motociclistas é o painel de instrumentos.
Como fica desprotegido e sofrendo com as intemperes do tempo, é preciso fazer manutenções regulares para evitar panes. Seja para motos usadas ou zero quilômetro, revisar o painel de instrumentos é uma maneira de se prevenir.
Seja para passear ou para trabalhar, já imaginou o transtorno se a sua Honda CG parar? Não importa a motocicleta, a dor de cabeça e o prejuízo para transportar a moto até uma oficina vai sempre pesar do bolso do piloto.
Foto: Cuidados com o painel da sua motocicleta (Reprodução/Freepik)
Mas afinal, como cuidar do painel de instrumentos? Como manter ele sempre limpo e em pleno funcionamento? Vamos começar então pelas dicas para manter a motocicleta sempre limpinha e sem apresentar panes que possam te deixar na mão.

  1. Cuidados na lavagem

O primeiro passo para a manutenção semanal da motocicleta é a lavagem. Para manter sempre com a lataria e pintura realçada é importante fazer o processo de lavagem da maneira que agrida menos a carenagem.
Para lavar a moto é preciso que ela esteja fria, que o motor esteja em repouso. Afinal, o contato entre a água fria e o motor quente pode danificar o desempenho da motocicleta. Cuide para não jogar água nas entradas de ar, principalmente no escapamento, isso pode danificar o motor.
Assim como com o carro, cuidado com a esponja que irá utilizar, é importante que ele não tenha partes aderentes para evitar riscos. Lave a moto de cima para baixo para evitar que a sujeira cause riscos e arranhões.
O produto utilizado na lavagem deve ser apropriado para motocicletas, já que deve ter desengraxante, e pode ser utilizado para lavar a corrente e o motor. Após a lavagem seque a moto com um pano para evitar manchas.
Mas cuidado! Não passe pneu pretinho nas motos. Como o pneu precisa ter a máxima aderência, isso pode causar acidentes. Nas partes plásticas é recomendado que você use silicone. No banco, pode ser passado hidratante corporal para manter o material macio.

  1. Limpando o painel

O painel precisa passar por uma limpeza periódica. Preferencialmente após a lavagem da moto, você deve se dedicar ao painel. Ele deve ser seco com um pano macio, e os cabos também devem ser limpos.

  1. Os cabos

Fique atento com a ligação dos cabos. Você pode aproveitar o momento da limpeza para verificar se as conexões estão plugadas corretamente. Os cabos devem ser limpos com uma flanela e o piloto deve se assegurar que estão corretamente conectados entre o painel e as partes mecânicas. Os cabos não podem apresentar folgas já que isso pose causar pane elétrica no painel.

  1. Cuidado com a chuva

Se o tempo está chuvoso, isto não é bom para sua motocicleta. A chuva é uma grande inimiga para a manutenção da moto. Sempre que a moto estiver molhada é preciso secar bem os cabos e o painel.
De preferência após a chuva, colocar a moto em um local fechado e fazer uma boa limpeza para evitar possíveis panes e até mesmo que a ferrugem e pontos de corrosão se instalem porque os cabos estão molhados constantemente molhados.

  1. Motocicletas e a praia

A maresia corrói tudo! Então, se estiver com a motocicleta na praia para passar feriados ou férias, aumente a periodicidade da lavagem. Se a moto tiver contato com a água do mar ou areia, após o uso faça uma boa limpeza e evite que os pontos de corrosão aparecem causados pela maresia ou pela água salgada.
A ferrugem e os pontos de corrosão costumam aparecer rapidamente se a motocicleta não passar por constantes lavagens com o desengraxante. Os pontos de corrosão na lataria podem danificar a moto, além de causar uma péssima impressão visual.

  1. Poeira no painel

Evite guardar sua motocicleta suja. Por mais que isso tome alguns minutos do seu dia, é recomendável que você evite que as sujeiras fiquem incrustradas. A poeira pode interferir no funcionamento correto dos cabos e as panes elétricas podem ocorrer inesperadamente.

  1. Fique de olho no painel

Observe as luzes que estejam piscando no painel, elas podem indicar problemas mecânicos ou elétricos na sua motocicleta. As motocicletas mais novas, como os vários modelos de Honda CB à venda, já indicam possíveis falhas na injeção eletrônica com sinais luminosos no painel de instrumentos.



Mas cuidado, se a luz da injeção eletrônica piscar sequencialmente por sete vezes é necessário parar em uma oficina mecânica. Este é um sinal da falha do sensor EOT. Esta peça afere a temperatura do óleo e está localizada no cabeçote do motor. Se de fato houver um superaquecimento, o motor da motocicleta poderá fundir.

  1. Iluminação

Observe possíveis falhas das setas e sistema de iluminação ligado ou desligado. Isto poderá ocorrer por mau contato dos cabos que ligam a parte mecânica ao painel, ou os fusíveis queimados ou até mesmo que as lanternas e faróis podem estar com problema. É preciso fazer um check-up constantes das funções que estão disponibilizadas no painel para ver se tudo está funcionando corretamente.
É precisar constantemente atento com a manutenção da motocicleta. A revisão e possíveis reparos não costumam pesar muito no bolso dos pilotos, por isso, não deixe sua moto estragar, você poderá ser o principal prejudicado.
Verifique sempre o sistema de frenagem, não descuide na troca de óleos e lubrificantes, faça manutenções periódicas na parte elétrica e fique sempre de olho na bateria. Estar atento as funções e sinais da sua motocicleta faz com que ela esteja sempre em boas condições de funcionamento.
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