Yamaha Super Tenere 1200 sai de linha na Europa e Brasil pode ser o próximo
A Super Tenere 1200 foi mais uma das motocicletas que não estaria em conformidade com o EURO 5. O programa de controle de emissão de gases poluentes, entrará em vigor com novas regaras para veículos automotores a partir de janeiro de 2021.
Como o motor da Super Tenere não atende o novo padrão exigido, a Yamaha retirou o modelo do seu catalogo digital, em seguidas saiu na mídia o anuncio oficial que a motocicleta estaria deixando de comercializada na Europa a partir do de janeiro do próximo ano.
Leia Também:
As 10 motos mais vendidas no Brasil
A Super Tenere 1200 foi lançada em 2010, e teve modificações como a adição de freios ABS, piloto automático na Versão DX além de mudanças em seu grafismo. Porem nenhuma alteração foi feita em seu motor, ou sistema de alimentação. O que de certa forma demostrava o acerto que tiveram na construção do motor 1200.
Portanto, como nem tudo são flores, chegou a nova lei de controle de emissões de poluentes, que no EURO 4 já era bem rígido, e agora ainda mais, o que levou descontinuação de diversos modelos de veículos automotores.
Super Tenere 1200 Ficha Técnica
Motor: 4 tempos / 2 cilindros paralelos em linha / DOHC 8 válvulas / 1199 cc /refrigeração líquida
Alimentação: injeção eletrônica
Ignição: dupla ignição
Partida: elétrica
Diâmetro x curso (mm): 98 x 79,5
Taxa de compressão: 11,0:1
Potência (cv a rpm): 110 a 7250
Torque (mkgf a rpm): 11,6 a 6000
Câmbio: 6 marchas, transmissão nal por eixo cardã
Chassi: backbone de açoreguláveis, 190 mm de curso
Freios Dianteiro: disco duplo de 310 mm tipo wave, acionamento hidráulico, com pinça de 4 pistões e sistema ABS unicado Traseiro: disco recortado simples de 282 mm, pinça de pistão único
Pneus: Dianteiro: 110/80-19 Traseiro: 150/70-17
Dimensões Comprimento (cm): 225,5
Altura/largura (cm): 141/98
Entre-eixos (cm): 154
Peso (kg): 261
Vão-livre (cm): 20,5
Altura do assento (cm): 85/87
Tanque: 23L
No Brasil a Super Tenere 1200 continua em linha, mas tudo indica que ela seguirá o mesmo caminho que a Tenere 660 e XJ6, que saíram de linha na Europa e no ano seguinte foram descontinuadas aqui também.