A Royal Enfield Super Meteor 650 marca uma nova fase da marca indiana. Consolidando seu investimento na plataforma bicilíndrica de 650 cm³, agora aplicada a uma proposta cruiser de longo alcance. Diferentemente das Interceptor 650 e Continental GT, a Super Meteor adota uma geometria de chassi distinta, componentes mais refinados e um posicionamento mais premium dentro da linha da Royal Enfield. Com isso, a motocicleta oferece uma experiência voltada a quem prioriza conforto, estabilidade e visual clássico em viagens ou deslocamentos urbanos com estilo.
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Motorização e Desempenho
Antes de mais nada, vale destacar o motor bicilíndrico paralelo de 648 cm³, refrigerado a ar e óleo, com comando único no cabeçote (SOHC) e oito válvulas. Este propulsor entrega 47 cv a 7.250 rpm e 5,3 kgfm de torque a 5.650 rpm, operando com injeção eletrônica Bosch e acoplado a um câmbio de seis marchas com embreagem assistida e deslizante.
Embora os números de potência não impressionem no papel, a entrega de torque em médios regimes garante acelerações suaves e retomadas eficientes. Porque especialmente entre 3.000 e 6.000 rpm, faixa ideal para condução em rodovias. Além disso, a embreagem leve e o escalonamento preciso das marchas tornam o conjunto prático no dia a dia.
Em relação ao desempenho, a Super Meteor 650 atinge uma velocidade máxima próxima de 160 km/h, porém, seu uso ideal é em velocidades de cruzeiro entre 90 e 120 km/h. O consumo médio fica entre 22 a 27 km/l, dependendo do peso transportado e da condução, o que proporciona uma boa autonomia com o tanque de 15,7 litros.

Ciclista e Ergonomia da Super Meteor
A plataforma ciclística é um dos pontos altos do modelo. Para começar, a Super Meteor é a primeira Royal Enfield equipada com suspensão dianteira invertida, um garfo Showa Big Piston de 43 mm, com 120 mm de curso. Na traseira, dois amortecedores convencionais também da Showa oferecem ajuste de pré-carga em cinco níveis e curso de 101 mm. O conjunto privilegia conforto em retas e estabilidade em curvas suaves, exatamente o que se espera de uma cruiser de médio porte.
O chassi tubular em aço foi desenvolvido em parceria com a Harris Performance e possui geometria alongada, que favorece a estabilidade direcional. Com entre-eixos de 1.500 mm, a moto transmite segurança em velocidades mais altas, embora o grande raio de giro e o peso de 241 kg em ordem de marcha possam dificultar manobras em baixa velocidade.
Outro destaque está na ergonomia: o banco baixo (740 mm), comandos avançados e guidão largo posicionam o piloto de forma relaxada, ideal para longas jornadas. O assento do garupa, embora confortável, é mais indicado para percursos curtos — sendo possível instalar um sissy bar opcional.
Rodas, Freios e Eletrônica
A moto utiliza rodas de liga leve, com aro 19″ na dianteira e 16″ na traseira, calçadas com pneus sem câmara (tubeless) nas medidas 100/90-19 e 150/80-16, respectivamente. Os freios são compostos por disco dianteiro de 320 mm e traseiro de 300 mm, com pinças ByBre e sistema ABS de dois canais. A atuação é eficiente, com boa modulação, embora alguns pilotos possam sentir falta de uma resposta mais incisiva na dianteira.
Em termos de tecnologia, a Super Meteor mantém a tradição da Royal Enfield de oferecer eletrônica básica, porém funcional. O painel conta com velocímetro analógico e uma tela digital com informações como marcha engatada, nível de combustível e autonomia. O destaque vai para o Tripper Navigation, sistema de navegação curva a curva integrado via Bluetooth com o Google Maps. Que é muito útil para quem viaja com frequência.

Considerações Técnicas e Posicionamento sobre a Super Meteor 650
Por fim, vale considerar o posicionamento da Super Meteor 650 no mercado brasileiro. Com preço inicial de R$ 35.490, ela é alternativa mais acessível frente à Kawasaki Vulcan S 650, que entrega mais potência (61 cv), mas menos estilo clássico. Além disso e se distancia do universo premium de Harley-Davidson e Indian, mantendo a proposta de ser uma cruiser democrática.
Portanto, para quem busca uma moto confortável, com construção robusta, visual retrô e desempenho suficiente para encarar viagens e rodovias com segurança. Então a Royal Enfield Super Meteor 650 entrega um pacote técnico equilibrado e com excelente relação custo-benefício.
Fonte: Royal Enfield