No mundo das motocicletas, existem tantas versões de “edição especial” que é difícil acompanhar. Especialmente considerando que a maioria não é tão diferente das motos originais nas quais se baseiam. Mas a Triumph está contrariando a tendência com esta edição Triple Tribute Trident 660. Porque deve agradar aos apaixonados por motocicletas Triumph e pelo lendário Isle of Man TT.
Homenagem à Lenda Slippery Sam
A Triumph mergulhou em seu passado automobilístico com esta versão inspirada no automobilismo, que homenageia Slippery Sam, o pentacampeão do TT da Ilha de Man. É claro que há o quadro Sapphire Black de dar água na boca com acabamento em preto brilhante que confere à moto seu verdadeiro caráter, mas também há algumas melhorias notáveis que acompanham esta versão.

Detalhes ousados em Azul Cobalto e Vermelho Diablo no tanque, na traseira e na dianteira contrastam fortemente com a elegante carroceria em preto safira. Em homenagem à Slippery Sam, há um distinto grafismo de corrida “67”. Além disso, um sistema My Triumph Connectivity e a bem-vinda instalação de um para-brisa Preto Safira com um detalhe gráfico Triple Tribute correspondente são recursos adicionais na moto.
Leia também:
- Yamaha Ténéré 700 ou CFMoto 450MT: Qual big trail escolher?
- Motos Big Trail: Liberdade, Potência e Versatilidade Sobre Duas Rodas
Para quem não conhece o catálogo anterior da Triumph, a primeira “Slippery Sam”, a moto na qual esta edição especial se baseia, era uma moto de corrida de nível de produção, meticulosamente desenvolvida, com um motor de 750 cc e três cilindros. Ela superou obstáculo após obstáculo para se tornar uma representação do potencial de corrida da Triumph, mesmo que as leis da época exigissem que equipes como a Les Williams Racing, da Slippery Sam, utilizassem apenas peças de fábrica prontamente disponíveis.

Design Exclusivo e Detalhes Premium
Além das características físicas, a edição especial realmente se destaca em relação à versão padrão do ano-modelo 2025 graças a diversas melhorias. Começando pela adição do Triumph Shift Assist, que facilita as trocas de marcha sem embreagem. Há também ABS aprimorado em curvas, controle de tração e piloto automático (primeiro na nova Trident 660), além de um novo modo de pilotagem “Sport” para complementar os atuais modos Road e Rain.
A suspensão da Trident Triple Tribute é composta por um garfo Showa USD de 41 mm de alta especificação e um monoamortecedor com ajuste de pré-carga. Enquanto o quadro é de aço tubular. Os pneus Michelin Road 5 vêm com rolos Diablo Red, com pinças dianteiras duplas Nissin de dois pistões acopladas a discos de 310 mm que proporcionam frenagens progressivas e suaves.

Ciclística e ergonomia da Trident 660 Triple
Em termos de ergonomia, é típico de uma moto de rua – o guidão é largo, o tanque de combustível é estreito. Já a altura do assento é bastante acessível, com 805 mm. Mas, por outro lado, sou um cara alto, com 1,83 m. Ciclistas mais baixos podem ter dificuldade para apoiar os dois pés no chão.
A moto pesa 190 kg, e a posição de pilotagem é neutra e ereta – ambas sugerindo boas características de dirigibilidade.
O renomado motor triplo de 660 cc da Triumph ainda impulsiona esta Trident, produzindo respeitáveis 79,8 cavalos de potência e 64 Nm de torque. Tudo isso em uma ampla faixa de rotação com bastante margem de manobra. Além disso o câmbio é de seis marchas.

A maioria dos motociclistas se sentirá em casa com a 660. Graças ao acelerador eletrônico e à entrega suave de potência em toda a faixa de rotação. Portanto observe que um kit de conversão para carteira de habilitação A2, disponível na Europa e com acelerador APS especial. Que pode limitar a potência a 47 cavalos e 59 Nm.
A partir de junho, a Trident 660 Triple Tribute Edition estará disponível pelo preço inicial de US$ 8.745 preço disponível para os EUA.