Andar de moto é perigoso? Verdade ou mito?
A pergunta que muitos fazem antes de conhecer o motociclismo de perto.
Pilotar uma moto é algo tão comum, e ao mesmo tempo muito assustador para quem conhece este estilo de vida. A liberdade para muitos em forma de lazer, ou a oportunidade de trabalho para outros que depende dela como principal fonte de renda.
Pilotar uma motocicleta exige preparo, manter o equilíbrio em cima de duas rodas além de desafiar a física, também é preciso equilíbrio emocional.
O processo de formar motociclistas no Brasil é frágil, se comparado aos desafios que os condutores de motocicletas enfrentam no dia a dia nas grandes cidades em todo país. A carga horaria exigida para formação de motociclistas não garante que a pessoa conclua o curso para tirar a habilitação de moto, e já saia um piloto preparado para conduzir a moto com a perícia necessária.
A disputa por espaço nas ruas e rodovias assustam as pessoas que não andam de moto, fazendo elas acreditarem que a moto é a vilã da história, quando na verdade não existe vilão e nem mocinho no trânsito.
Muitos falam que a moto é perigosa, mas na verdade a moto não é perigosa. As pessoas que a conduz de maneira errada, imprudente ou sem tomas ar devidas precauções é o que torna todo esse processo perigoso.
Eu como motociclista experiente com mais de 12 anos pilotando motos, posso afirmar que não é fácil ser motociclista, enfrentar os desafios, não criar vícios de pilotagem, desbravar estradas e rodovias. Mas posso afirmar com toda certeza, que quem conhece o motociclismo de verdade, e aprende a pilotar uma moto com consciência, sabe que não tem nada de perigoso, basta pilotar com consciência e adquirir experiencia a cada dia.