Smart moto, as motos cada vez mais tecnológicas

Com a evolução digital em expansão, e a necessidade de conectividade cada vez mais presente na sociedade, no automobilismo não poderia ser diferente. As motocicletas estão recebendo cada vez mais tecnologias embarcadas.

Já temos motocicletas no mercado que se conecta com dispositivos externos como celular, tablets, intercomunicadores, dispositivos de áudios entre outros, permitindo uma melhor navegação, interação e compartilhamento de dados entre veículos e dispositivos.

Foto: Divulgação painel TFT

Painel TFT

Os painéis das motocicletas estão bem completos e interativos, algumas motocicletas mais recentes como a linha Tiger 900 da Triumph, Tracer 900GT da Yamaha, entre outras, são exemplos de smart moto.

E possível realizar diversas configurações da moto fazendo a leitura pelo painel. É possível escolher modo de pilotagem, controle de tração, temperatura da manopla, configuração de navegação, mapeamento de funcionamento da motocicleta, e em alguns modelos é possível realizar até o ajuste da suspenção.

Prós e contras da tecnologia nas Smart Motos

Os prós são muitos, e não tem como questionar, realmente é muito confortável ter toda essa conectividade disponível nas motocicletas. Ter uma moto que pode se conectar à dispositivos moveis é realmente incrível, facilita o uso de navegadores GPS, realizar configurações e obter informações de uso da moto, além de acesso aos sistemas de multimidias, que facilita a manipulação de dispositivos usando os comandos do punho da motocicleta.

Os contras são: toda tecnologia tem seu custo, e as motocicletas mais tecnológicas também tem preços mais altos, além da manutenção ser específica e escança. O que acaba restringindo a liberdade de se realizar manutenção em qualquer oficina, deixando o usuário dependente da concessionaria.

Ainda sobre os contras, ficam para aqueles que gostam de motos mais simples: por exemplo em alguns modelos já não se tem mais manete de embreagem e nem cabo de acelerador, que na minha opinião é preocupante pelo fato de ser mais fácil improvisar um cabo de acelerador de que arrumar um punho de acelerador eletrônico.

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