Cuidados na hora de comprar um capacete de motociclista
Na dica de hoje vamos falar dos cuidados na hora de comprar um capacete. Para começar devemos sempre lembrar que capacete é um EPI(Equipamento de Proteção Individual), ou seja, seu uso é individual e não deve ser compartilhado ou emprestado a outra pessoa, principalmente por questões e higiene.
Na hora de comprar um capacete temos que sempre levar em consideração dois itens, o primeiro é a segurança e segundo o conforto. Devemos fazer uma boa combinação entre esses dois itens para se obter sucesso no uso do mesmo. Hoje em dia temos disponível no mercado diversas marcas e modelos de capacetes, e é sempre bom ficar atentos as especificações de cada um.
Cuidado com os importados
É isso mesmo, temos que ter cuidado na hora de adquirir um capacete importado por vários motivos, poque todo capacete deve ser submetidos a testes de segurança e emitido um certificado de aprovação. No Brasil quem fiscaliza esses padrões de segurança é o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), todos devem ser homologados e receberem um selo de aprovação. Vale lembrar que algumas marcas vem com selos de outros países por exemplo: EUA ou países da Europa, isso prova que é um equipamento seguro, no entanto se não for homologado pelo INMETRO, torna-se incompatível com as normas de trânsito Brasileira. E o que isso quer dizer? Significa que por mais que ele seja seguro, podem ocorrer momentos em que o policial faça a verificação do mesmo e na falta do selo do INMETRO pode ser considerado inadequado com as normas do Brasil gerando advertência e até multa.