Moto flex em 2023: vale a pena abastecer com álcool?

O Brasil tem uma grande frota de motocicletas flex, porem muitos motociclistas não tem o costume de abastecer com álcool.

O sistema bicombustível já está presente em motocicletas no pais desde 2009, porém muitos proprietários destes modelos não vê muita vantagem no abastecimento com alcool. Os primeiros modelos eram apenas bicombustível, logo em seguida veio a tecnologia flex de vez. A vantagem do etanos além do preço está no ganho de potencia, pois em determinados modelos com uma CG 160, chega-se ganhar 1 CV  de potencia. O que é ideal para motos que andam carregadas.

abastecer com álcool 
Foto: Reprodução da Internet.

Quando vale a pena abastecer com álcool?

Segundo o engenheiro Gabriel Branco, em entrevista para Folha de São Paulo,  especialista em motores, um veículo abastecido com etanol rende, em média, 30% a menos do que se estivesse
com gasolina. Por isso, para valer a pena, o litro do etanol deve custar até 70% do litro da gasolina.

O calculo é aproximado, e para padrão, deve ser considerado 70% para base de calculo. Portanto é sempre bom ficar atento a esse calculo antes de abastecer sua moto.

Clique aqui e siga nosso perfil no Google News e fique por dentro de tudo que rola no mundo do motociclismo. E também compartilhe nosso link em suas redes sociais.

2 thoughts on “Moto flex em 2023: vale a pena abastecer com álcool?

  • 16 de agosto de 2023 em 12:21
    Permalink

    Boa tarde abastecer a moto com etanol provoca algum dano no sistema da moto resseca alguma parte ou é um combustível normal igual a gasolina queria saber mais detalhes sobre isso

    Resposta
    • 23 de agosto de 2023 em 06:15
      Permalink

      Olá Rafael!
      Pode abastecer tranquilamente se sua moto for flex, o etanol é um combustível limpo.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *