Motocicleta 50 cilindradas precisa de habilitação?

Motocicleta 50 cilindradas tem se tornado mais frequente no Brasil, com a chegada de diversas marcas no pais, cresceu muito a adesão da categoria.

Todos os veículos de duas ou três rodas que se enquadram como motocicletas ou motonetas necessitam de CNH categoria A. Para os ciclomotores há uma autorização para condução de ciclomotor (AAC), mas quem possui CNH A também pode condu-la.

Leia também:
Sem Parar para Motos existe? Como funciona? Vale a pena?

Assim como as motocicletas e motonetas, os ciclomotores precisam estar registrados, emplacados e licenciados todo ano. Para pilotá-los é necessário ter no mínimo 18 anos, pois é obrigatória habilitação do tipo  ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor) ou categoria A (para moto).

Motocicleta 50 cilindradas é um ciclomotor?

Sim, pois ciclomotor é todo veículo de 2 (duas) ou 3 (três) rodas, provido de motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a 50 cm 3 (cinquenta centímetros cúbicos), equivalente a 3,05 pol 3 (três polegadas cúbicas e cinco centésimos), ou de motor de propulsão elétrica com potência máxima de 4 kW (quatro quilowatts), e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a 50 Km/h (cinquenta quilômetros por hora). Portanto as cinquentinhas como são conhecidas, precisam seguir as mesmas regras que as motocicletas.

Motocicleta 50 cilindradas
Imagem: Reprodução internet

Além disso ao conduzi-las é preciso usar capacete, e circular na faixa de rolamento junto aos demais veículos. Conduzir esta categoria sem CNH pode resultar em autuação, com a aplicação de multa gravíssima.

Clique aqui e siga nosso perfil no Google News e fique por dentro de tudo que rola no mundo do motociclismo. E também compartilhe nosso link em suas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *