
A BMW oficializou nesta 28 de novembro de 2025 a chegada da nova R12 G/S ao mercado brasileiro — com produção própria na fábrica de Manaus (AM), a única da marca fora da Alemanha totalmente dedicada à montagem de motocicletas.
As primeiras unidades devem começar a chegar às concessionárias já no primeiro trimestre de 2026.

Herança GS + espírito aventureiro
A R12 G/S revive o legado off-road da lendária BMW R 80 G/S — considerada a pioneira a levar a sigla “G/S” (Gelände/Straße, terreno/estrada) — combinando um estilo retrô com funcionalidade moderna.
Visual clássico, para-lama elevado, rodas raiadas e carenagem contida dão à R12 G/S a cara das aventureiras old-school — mas com mecânica e tecnologias adequadas aos dias de hoje.

Mecânica robusta para uso misto
-
Motor boxer de 1.170 cm³ refrigerado a ar e óleo, entregando cerca de 109 cv e 11,5 kgfm de torque.
-
Transmissão por eixo cardã — sinônimo de menor manutenção e mais confiabilidade em longas distâncias.
Essas características reforçam o DNA aventureiro da moto, preparada tanto para asfalto quanto para estradas de terra e trilhas mais exigentes.
Leia também:
- Nova BMW F 450 GS 2026 estreia com design renovado, motor de 450cc e tecnologia de ponta
- Papa Leão XIV recebe BMW R 18 dos Jesus Bikers
Tecnologia e recursos para pilotagem segura em diferentes terrenos
A R12 G/S vem equipada com modos de pilotagem (Rain, Road e Enduro), controle de tração dinâmico (DTC), controle de torque de arrasto do motor (MSR), e freios com ABS Pro — que funciona mesmo com a moto inclinada, ampliando a segurança em curvas e terrenos irregulares.
Também há opção por câmbio com trocas rápidas sem embreagem (shift-assist PRO), assim como recursos e acessórios adicionais. E acabamento premium por meio da versão especial “Option 719 Aragonit”.

O que muda para o Brasil — e o que ainda é incerto
-
A produção nacional significa maior disponibilidade e potencial agilidade na entrega, portanto, algo valorizado por quem busca aventura com confiabilidade.
-
Ainda não há confirmação oficial sobre quais versões, cores e pacotes oferecidos em solo nacional. Além disso o preço, por ora, também não houve divulgação.
-
É possível que especificações técnicas sofram ajustes para atender às normas brasileiras (assim como já ocorre com outros modelos).
Diego Pereira (Diego CM), apaixonado por motocicletas, um clássico e experiente viajante que já rodou metade do Brasil sobre duas rodas, com mais de 15 anos criando conteúdo para sites, blogs, Youtube e rede sociais.


