
O Brasil acaba de viver uma das maiores mudanças da história recente do trânsito. O Contran aprovou a resolução que acaba com a obrigatoriedade de frequentar uma autoescola para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A decisão, anunciada oficialmente neste início de dezembro de 2025, deve beneficiar milhões de pessoas, especialmente quem sempre sonhou em se habilitar, mas não conseguia arcar com os altos custos.
A partir da publicação no Diário Oficial da União, o candidato poderá fazer toda a parte teórica gratuitamente pela internet e realizar a prática com instrutores independentes credenciados, com aulas muito mais flexíveis — ou mesmo utilizando veículo próprio, quando permitido.
O que muda na prática?
Para ficar claro, veja os principais pontos da nova regra:
1. Aulas teóricas não são mais obrigatórias em autoescola
Agora, qualquer pessoa poderá estudar em casa, por meio de curso online oferecido gratuitamente pelo Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.
2. Aulas práticas passam a ter carga mínima reduzida
Antes, eram exigidas 20 horas mínimas. Agora, o candidato precisa cumprir apenas duas horas obrigatórias, podendo fazer mais se desejar.
3. Instrutores autônomos passam a ser alternativa
Além das autoescolas tradicionais, instrutores particulares credenciados pelos Detrans passam a poder oferecer treinamento prático — algo que tende a tornar o processo mais barato e acessível.
4. Provas continuam obrigatórias
O candidato ainda precisará realizar:
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exame médico
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prova teórica
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prova prática
Ou seja, continua havendo rigor na avaliação final. O que muda é apenas o caminho até lá.
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Quanto deve cair o preço da CNH?
A estimativa inicial indica que o custo total do processo pode reduzir entre 60% e 80%. Em alguns estados, tirar a CNH custava mais de R$ 5 mil; agora, poderá ficar perto de R$ 1 mil — dependendo do número de aulas práticas escolhidas pelo candidato.
Essa redução histórica deve provocar um aumento rápido na procura pelo documento, já que muitos brasileiros dirigem sem carteira justamente por não conseguirem pagar a formação tradicional.
Por que o governo decidiu mudar?
Segundo o Ministério dos Transportes, o objetivo é democratizar o acesso à habilitação, eliminando barreiras financeiras e aproximando o Brasil dos modelos adotados em diversos países desenvolvidos.
Além disso, a medida busca diminuir o número de pessoas que dirigem irregularmente, oferecendo um processo mais acessível sem reduzir a exigência de competência nas provas.
Quando a mudança passa a valer?
A resolução já foi aprovada e deve começar a valer assim que for publicada no Diário Oficial, o que pode acontecer a qualquer momento. A implementação será gradual, mas rápida — segundo o governo.
Impacto imediato no trânsito e na sociedade
A expectativa é que milhões de brasileiros, sobretudo jovens e trabalhadores que dependem do carro ou da moto para trabalhar, tenham finalmente a chance de se habilitar. Ao mesmo tempo, autoescolas deverão se adaptar, oferecendo serviços diferenciados para se manterem competitivas.
Embora “a obrigatoriedade” acabe, as autoescolas não deixam de existir. Elas seguirão como uma opção importante — especialmente para quem prefere orientação completa e acompanhamento profissional.
Diego Pereira (Diego CM), apaixonado por motocicletas, um clássico e experiente viajante que já rodou metade do Brasil sobre duas rodas, com mais de 15 anos criando conteúdo para sites, blogs, Youtube e rede sociais.

