A HISTÓRIA DA HONDA AFRICA TWIN QUE NASCEU NO RALI DAKAR
O rali Paris-Dakar começou em 1979 e em pouco tempo se tornou o maior rally do mundo. E só após 3 edições a Honda apresentou o primeiro protótipo que deu origem a Africa Twin.
A Yamaha XT 500 que deu origem a Tenere 600. Foi a primeira moto a vencer a competição por dois anos seguidos, O terceiro ano foi a vez da BMW R 80 GS.
No quarto ano da edição a Honda com sua XR 550 vence pela primeira vez a competição entrando na briga da Yamaha e que BMW.
Vendo BMW voltar a vencer com sua R 100 GS de 1983-1985. A Honda resolve investir alto para vencer o Dakar, em 1986, lançou o protótipo NXR 750V criada pela divisão esportiva HRC. Vencendo o Dakar por quatro anos seguidos, em 1988 o sucesso rendeu o lançamento do modelo de rua XRV 650 Africa Twin.
A nova XRV 650 Africa Twin não era a mesma moto do Dakar, mas trazia muitas referências ao protótipo. Mantinha características como motor em V de refrigeração líquida, suspensões de cursos superiores a 200 mm e aro 21. A tanque de 20 litros e grande carenagem frontal. Na pintura, o padrão de competição da marca em branco, azul e vermelho.
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Seria a nova concorrente da Yamaha XT 600Z Ténéré, usando tecnologia mais recente e entregando rendimento superior.
Afinal, tinha um motor de dois cilíndricos com refrigeração líquida (57 cv e 6,1 kgf.m) contra um mono a ar (46 cv e 4,5 kgf.m). Por outro lado, isso deixaria a Africa Twin mais pesada que a Ténéré.
Em 1989 a Yamaha revidou lançando XTZ 750 Super Ténéré. Incorporava um motor de 2 cilindros paralelos refrigerado a líquido com comando de válvulas duplo e 5 válvulas por cilindro. A receita rendia até 70 cv e 6,8 kgf.m. No ano seguinte a Honda retrucou elevando a cilindrada para a XRV 750 (62 cv e 6,4 kgf.m). Este foi o ano do fim da hegemonia da marca no Dakar, quando todos foram surpreendidos pela Cagiva Elefant 900. Em 1991 a Yamaha voltou a dominar com o protótipo YZE 750T, que venceria seis vezes com Stéphane Peterhansel.
Africa Twin e XTZ 750 Super Ténéré perde protagonismo para KTM
A Africa Twin continuou sendo produzida até sair de linha em 2003, quando a Ténéré 750 da Yamaha já não existia. E a KTM entrava para história dominando o dakar, vencendo de 2001 até 2019.
Africa Twin voltou a ser fabricada em 2016 retomando o aro dianteiro 21 com motor de 2 cilindros (paralelos). E agora chega à segunda geração passando de CRF 1000L para CRF 1100L Africa Twin.