
A Triumph acaba de elevar o nível da sua famosíssima Street Triple 765 com duas edições especiais que unem a esportividade das pistas e o espírito colecionável. A Moto2 Edition e a RX. Se você busca performance de alto nível ou exclusividade à la campeonato, essas versões prometem impressionar.
Por que a Moto2 Edition é um sonho para entusiastas
A Street Triple Moto2 limitada a apenas 1.000 unidades, o que imediatamente a posiciona como peça de colecionador. Ela traz componentes em fibra de carbono, como tampas laterais, para-lama dianteiro, belly pan e ponteira de escape — deixando-a mais leve e com visual sofisticado inspirado nas motos de corridas.

A numeração individual gravada no “top yoke” (mesa superior) reforça essa exclusividade. Além disso, o painel TFT de 5″ exibe uma tela de inicialização especial com tema Moto2 — um detalhe discreto, mas que conecta diretamente o piloto ao mundo do Mundial.
No visual, a Moto2 Edition aposta em uma combinação de Mineral Grey e Crystal White, com subquadro (subframe) em amarelo Triumph Performance e detalhes amarelos nas rodas — um esquema que remete ao design das motos do campeonato.
A versão RX: esportividade para as ruas
Já a Street Triple 765 RX veio voltada para quem quer mais agressividade e rigidez de pista, mas sem abrir mão de pilotar na estrada. Ela traz garfo Öhlins NIX30 totalmente ajustável (compressão, retorno, pré-carga) e amortecedor traseiro Öhlins STX40, conferindo controle e estabilidade em curvas.

Para reforçar o caráter esportivo, o guidão é do tipo “clip-on”, o que baixa a posição das mãos e deixa a postura mais voltada para pilotagem agressiva.
O visual da RX também é marcante: sua cor principal é Matt Aluminium Silver, combinada com subquadro vermelho (“Diablo Red”) e rodas no mesmo tom. A mesa superior é usinada com logotipo “RX”, e o escapamento tem gravação exclusiva — novos toques que reforçam o DNA de pista.

Desempenho e tecnologia
Tecnicamente, ambas as versões (RX e Moto2) compartilham a base da Street Triple RS. Juntamente com o motor três cilindros de 765 cm³, com pico de 128 cv a 12.000 rpm e torque de 8,16 kgf·m a 9.500 rpm segundo as especificações divulgadas.
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Além disso, há um pacote eletrônico bem sofisticado. Modos de pilotagem, controle de tração otimizado para curvas, ABS com lógica específica para pista (modo Track). E o Triumph Shift Assist, que permite trocar marchas sem usar embreagem.
Os freios também são de alto nível, ainda mais com pinças Brembo Stylema de quatro pistões na dianteira e discos de 310 mm. Porque oferecem grande poder de parada, especialmente útil em trechos mais radicais.

Exclusividade e posicionamento
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A Moto2 Edition, produzida em tiragem limitada, pode atrair tanto colecionadores quanto fãs de corrida.
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A RX, embora não tão rara, tem produção restrita (será vendida por apenas um ano) e apelo esportivo forte, ideal para quem quer uma naked premium com alma de “track toy”.
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No Reino Unido, os preços já foram divulgados. A RX terá preço inicial mais acessível entre as duas, enquanto a Moto2 Edition tem valor mais elevado (convertido diretamente pela matéria, sem considerar impostos).
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Portanto até agora, a Triumph não confirmou oficialmente a importação dessas edições especiais para o Brasil.
Diego Pereira (Diego CM), apaixonado por motocicletas, um clássico e experiente viajante que já rodou metade do Brasil sobre duas rodas, com mais de 15 anos criando conteúdo para sites, blogs, Youtube e rede sociais.


