
A Triumph acaba de revelar duas das versões mais bonitas e completas já criadas para sua linha big trail. As novas Tiger 1200 GT Pro Alpine Edition e Tiger 1200 Rally Pro Desert Edition chegam combinando um pacote eletrônico ainda mais sofisticado, melhorias de usabilidade e uma estética que certamente vai conquistar quem vive o espírito das grandes viagens.
Embora o mundo das adventure esteja sempre associado a robustez, potência e capacidade off-road, a Triumph reforça que design, tecnologia e conforto também fazem parte da equação especialmente para quem passa tantas horas no asfalto quanto nas trilhas.

Recursos que facilitam a pilotagem
A princípio, antes de falar de potência, vale destacar as novidades que realmente mudam a experiência de uso no dia a dia. As novas edições especiais chegam com atualizações importantes de ergonomia e segurança, incluindo:
• Blind Spot Radar (Radar de Ponto Cego)
Disponível nos modelos 1200, o sistema utiliza um radar traseiro desenvolvido em parceria com a Continental para alertar sobre veículos que não aparecem nos retrovisores.
O recurso é complementado Juntamente com o Assistente de Mudança de Faixa, que emite alertas mais fortes caso o piloto tente trocar de faixa com outro veículo em aproximação.
• Bancos aquecidos
Agora de série nas duas versões, oferecendo mais conforto tanto para o piloto quanto para o garupa — especialmente em viagens longas ou em regiões frias.
• Triumph Shift Assist
O quickshifter bidirecional facilita trocas de marcha sem uso da embreagem e melhora a fluidez da pilotagem.
• Painel TFT de 7 polegadas
O já conhecido painel colorido recebeu novos modos de visualização e menus mais intuitivos.
Modos de pilotagem atualizados
-
GT Pro Alpine: 5 modos
-
Rally Pro Desert: 6 modos, incluindo o Off-Road Pro, pensado para terrenos extremamente desafiadores.
Redução Ativa de Pré-Carga
Um dos recursos mais importantes para pilotos de menor estatura. O sistema baixa automaticamente a moto em até 20 mm ao parar, que por exemplo: facilita o apoio dos pés no chão.
Altura e peso em ordem de marcha:
-
Rally Pro Desert: 86,6 cm / 251,2 kg
-
GT Pro Alpine: 84,3 cm / 247 kg

Potência que faz jus ao nome Tiger
As Tiger 1200 continuam sendo referência de desempenho na categoria. Isso porque elas são equipadas com o motor tricilíndrico de 1.160 cc, capaz de entregar:
-
148 cv a 9.000 rpm
-
129 Nm de torque a 7.000 rpm
O conjunto inclui freios Brembo Stylema, com discos de 320 mm na dianteira, além de suspensão semiativa Showa com curso de 200 mm (dianteira e traseira). Ao mesmo tempo a balança Tri-Link de alumínio reforça a estabilidade em altas velocidades e no off-road.
Rodas e pneus pensados para cada proposta
A Triumph manteve as rodas raiadas e sem câmara, dessa forma garantindo resistência e facilidade de manutenção nas viagens longas.
Configuração:
-
21 polegadas na dianteira
-
18 polegadas na traseira
Pneus de fábrica:
-
GT Pro Alpine: Bridgestone A41 (mais asfalto)
-
Rally Pro Desert: Metzeler Karoo Street (asfalto + off-road leve)
Acessórios e personalização
A marca disponibiliza mais de 50 acessórios oficiais, incluindo:
-
Malas laterais Expedition
-
Top case
-
Protetores extras
-
Itens de conforto e longa viagem
Um prato cheio para quem gosta de montar sua viagem perfeita. Porque ela é completa em tudo que precisa.
Leia também:
Cores, disponibilidade e preços
As novas edições especiais começam a chegar às concessionárias internacionais a partir de janeiro de 2026. Porém elas também foram apresentadas no Brasil no no Capital Moto Week 2025, oque indica que serão vendidas no Brasil. No entanto só temos o preço internacional.

Tiger 1200 GT Pro Alpine Edition 2026
Cores atualmente:
-
Branco Cristal Acetinado
-
Cinza Metálico Fosco
-
Cinza Claro com detalhes em Laranja Intenso
Preço inicial: US$ 21.895

Tiger 1200 Rally Pro Desert Edition 2026
Cores atualmente:
-
Satin Granite com detalhes em Triumph Performance Yellow
-
Crystal White & Red
Preço inicial: US$ 22.995
Enfim, seja pelo visual exclusivo, pelo pacote tecnológico ou pelo desempenho que continua entre os melhores da categoria, as novas Tiger 1200 Alpine e Desert mostram que a Triumph sabe unir sofisticação, aventura e segurança como poucas marcas no universo das big trails. Portanto, para mais informações acesse Triumph Global.
Diego Pereira (Diego CM), apaixonado por motocicletas, um clássico e experiente viajante que já rodou metade do Brasil sobre duas rodas, com mais de 15 anos criando conteúdo para sites, blogs, Youtube e rede sociais.


