Apresentada inicialmente como conceito na Bharat Mobility Expo 2025, a BMW F 450 GS já circula em testes de estrada no estado de Karnataka, na Índia. Agora em fase avançada de desenvolvimento, o modelo deve manter a maioria das características do protótipo, conforme adiantado pela marca. A seguir, confira os principais recursos observados nas unidades de teste.
BMW F 450 GS flagrada – Estilo e equipamentos
Diferente do conceito, que trazia escapamento alto, os protótipos usam escapamento curvado para cima — mais prático e compatível com alforjes laterais. Um dos modelos flagrados também exibia top case, reforçando o foco na versatilidade para viagens.
Enquanto o conceito usava rodas de raios cruzados, os protótipos adotam rodas de liga leve, semelhantes às da antiga G 310 GS. A BMW já havia indicado que diferentes tipos de rodas estariam disponíveis. Porém, os tamanhos devem se manter: 19″ na frente e 17″ atrás.
As rodas vistas estavam equipadas com pneus Eurogrip Duratrail EB+, voltados para uso misto. Essa escolha confirma a proposta dual-sport do modelo.
Visualmente, a F 450 GS segue o estilo da BMW R 1300 GS, com traços modernos e robustos. O conceito exibia uma pintura tricolor em azul, branco e vermelho, semelhante à versão Trophy da 1300 GS. É provável que as mesmas cores apareçam na versão final, destacando o espírito aventureiro da linha GS.

BMW F 450 GS – Motor, desempenho e especificações técnicas
Portanto, sendo voltada ao segmento de média cilindrada, a nova F 450 GS promete desempenho equilibrado no asfalto e fora dele. Informações preliminares indicam um motor bicilíndrico em linha totalmente novo, com cerca de 48 cv, que a principio limite ideal para quem possui habilitação A2 na Europa.
A BMW aposta em materiais leves, como magnésio, para reduzir o peso e melhorar a agilidade. O motor será acoplado a um câmbio de seis marchas, oferecendo bom desempenho em qualquer terreno.
Leia também
- Yamaha R3 Connected 2025 chega ao Brasil
- Bajaj ajuda salvar KTM da Falência: US$ 800 milhões serão investidos
O conjunto chassi-suspensão desenvolvido para atender à exigência de peso mínimo da categoria A2: 175 kg. A suspensão dianteira deve contar com garfos USD ajustáveis, enquanto a traseira traz monoamortecedor com ajuste de pré-carga e amortecimento progressivo.
Ambas as extremidades terão freios a disco com ABS de dois canais, item obrigatório para o segmento. O painel TFT de 6,5″ com Bluetooth permitirá navegação, chamadas e notificações. Os auxílios ao piloto devem incluir ABS em curvas, modos de condução ajustáveis e controle de tração.

Lançamento, produção e concorrência
A nova F 450 GS será produzida localmente pela parceira TVS, o que deve ajudar a manter o custo competitivo. O lançamento está previsto para o fim de 2025 ou início de 2026. O preço estimado gira entre Rs 4 lakh e Rs 5 lakh.
Dessa forma no mercado indiano, a moto enfrentará rivais como a KTM 390 Adventure e a Royal Enfield Himalayan 450, modelos populares entre os fãs de aventura de média cilindrada. Acima de tudo se vier para América Latina, enfrentará as mesmas concorrentes aqui no mercado brasileiro.
Diego Pereira (Diego CM), apaixonado por motocicletas, um clássico e experiente viajante que já rodou metade do Brasil sobre duas rodas, com mais de 15 anos criando conteúdo para sites, blogs, Youtube e rede sociais.


