Apresentada inicialmente como conceito na Bharat Mobility Expo 2025, a BMW F 450 GS já circula em testes de estrada no estado de Karnataka, na Índia. Agora em fase avançada de desenvolvimento, o modelo deve manter a maioria das características do protótipo, conforme adiantado pela marca. A seguir, confira os principais recursos observados nas unidades de teste.
BMW F 450 GS flagrada – Estilo e equipamentos
Diferente do conceito, que trazia escapamento alto, os protótipos usam escapamento curvado para cima — mais prático e compatível com alforjes laterais. Um dos modelos flagrados também exibia top case, reforçando o foco na versatilidade para viagens.
Enquanto o conceito usava rodas de raios cruzados, os protótipos adotam rodas de liga leve, semelhantes às da antiga G 310 GS. A BMW já havia indicado que diferentes tipos de rodas estariam disponíveis. Porém, os tamanhos devem se manter: 19″ na frente e 17″ atrás.
As rodas vistas estavam equipadas com pneus Eurogrip Duratrail EB+, voltados para uso misto. Essa escolha confirma a proposta dual-sport do modelo.
Visualmente, a F 450 GS segue o estilo da BMW R 1300 GS, com traços modernos e robustos. O conceito exibia uma pintura tricolor em azul, branco e vermelho, semelhante à versão Trophy da 1300 GS. É provável que as mesmas cores apareçam na versão final, destacando o espírito aventureiro da linha GS.
BMW F 450 GS – Motor, desempenho e especificações técnicas
Portanto, sendo voltada ao segmento de média cilindrada, a nova F 450 GS promete desempenho equilibrado no asfalto e fora dele. Informações preliminares indicam um motor bicilíndrico em linha totalmente novo, com cerca de 48 cv, que a principio limite ideal para quem possui habilitação A2 na Europa.
A BMW aposta em materiais leves, como magnésio, para reduzir o peso e melhorar a agilidade. O motor será acoplado a um câmbio de seis marchas, oferecendo bom desempenho em qualquer terreno.
Leia também
- Yamaha R3 Connected 2025 chega ao Brasil
- Bajaj ajuda salvar KTM da Falência: US$ 800 milhões serão investidos
O conjunto chassi-suspensão desenvolvido para atender à exigência de peso mínimo da categoria A2: 175 kg. A suspensão dianteira deve contar com garfos USD ajustáveis, enquanto a traseira traz monoamortecedor com ajuste de pré-carga e amortecimento progressivo.
Ambas as extremidades terão freios a disco com ABS de dois canais, item obrigatório para o segmento. O painel TFT de 6,5″ com Bluetooth permitirá navegação, chamadas e notificações. Os auxílios ao piloto devem incluir ABS em curvas, modos de condução ajustáveis e controle de tração.

Lançamento, produção e concorrência
A nova F 450 GS será produzida localmente pela parceira TVS, o que deve ajudar a manter o custo competitivo. O lançamento está previsto para o fim de 2025 ou início de 2026. O preço estimado gira entre Rs 4 lakh e Rs 5 lakh.
Dessa forma no mercado indiano, a moto enfrentará rivais como a KTM 390 Adventure e a Royal Enfield Himalayan 450, modelos populares entre os fãs de aventura de média cilindrada. Acima de tudo se vier para América Latina, enfrentará as mesmas concorrentes aqui no mercado brasileiro.