BMW R 1300 RS/RT – a moto mais rápida da marca na pista

BMW R 1300 RS/RT

A família de modelos boxer twin da BMW R1300 ganha dois novos membros: a R 1300 RS e a R 1300 RT. Elas substituem as antigas R 1250 RS e R 1250 RT, respectivamente. E, como era de se esperar, há muitos detalhes nas motos de turismo.

Ambos os modelos recebem melhorias significativas em relação aos seus antecessores, incluindo um novo chassi e aerodinâmica. Mas a maior atualização vem na forma do novo motor boxer, visto no recém-lançado R1300 R há algumas semanas.

Esportiva com pegada de Moto GP

A R 1300 RS e a R 1300 RT são motos esportivas de turismo e de turismo de luxo, respectivamente, projetadas especificamente para a categoria, que se somam à crescente linha de motocicletas de 1.300 cc da BMW. Essa linha já incluía a já mencionada R 1300 R e os modelos R 1300 GS e R 1300 GS Adventure, voltados para a aventura. Veja aqui todas as novidades desses modelos.

Vamos começar com a parte mais importante: o motor. Assim também semelhante à R1300 R, a nova BMW R1300 Tourer ostenta o mesmo motor boxer de dois cilindros com cilindrada de 1.300 cc.

BMW R 1300 RS/RT
BMW R 1300 RS | Imagem: BMW

Motor e potencia da R 1300

Ela gera 143,5 cavalos de potência a 7.750 RPM (9 cv a mais que sua antecessora) e um torque máximo de 149 Nm a 6.500 RPM. A relação entre o diâmetro do cilindro e o curso, que antes era de 102,5 x 76 mm, foi alterada para 106,5 x 73 mm, responsável pelo aumento de potência.

É utilizada uma caixa de câmbio de 6 marchas que utiliza um eixo cardã para transferir a potência. A BMW afirma uma velocidade máxima de 240 km/h para a R 1300 RS, enquanto a R 1300 RT atinge 200 km/h. Nada mal para uma perua de turismo, não é?

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Antes de tudo, o motor mantido em um chassi completamente redesenhado, atuando como um componente tensionado, composto por um chassi principal de chapa de aço e um subchassi de treliça de alumínio. Porque representa um grande avanço em relação ao chassi tubular da 1250. Há também uma abordagem de raios ocos nas rodas de alumínio fundido de 17 polegadas, o que ajuda a reduzir o peso em 1,4 kg.

Falando nisso, a R 1300 RS pesa 245 kg, enquanto a RT pesa 281 kg – nada leve. Mas se você estiver praticamente carregando uma casa, ela deve ser pesada!

Enquanto isso, chuva, Estrada e Eco são os modos de pilotagem padrão oferecidos. E para quem busca um toque mais esportivo, os modos Dinâmico e Dinâmico Pro estão incluídos no pacote extra Modos de Pilotagem Pro.

BMW R 1300 RS/RT
BMW R 1300 RS | imagem: BMW

Ciclística e mais conforto na pilotagem

Além disso, o MSR (controle de torque de arrasto do motor) também vem de fábrica, o que, em caso de frenagem excessiva do motor, abre temporariamente as válvulas do acelerador para ajudar a preservar a estabilidade durante reduções rápidas de marcha. O Assistente de Troca de Marcha Automatizado (ASA), que oferece acionamento da embreagem e trocas de marcha totalmente automatizadas para uma experiência de pilotagem mais suave, também está disponível de fábrica.

Do lado dos faróis, há um TFT colorido de 6,5 polegadas com BMW Motorrad Multi-Controller para a R 1300 RS, que aumenta para um TFT gigantesco de 10,25 polegadas na RT. Um novo farol de câmara dupla com módulos de LED duplos independentes compõe a configuração de iluminação totalmente em LED. A opção de Luz de Direção Adaptativa aumenta ainda mais a iluminação.

Acessórios de fábrica

A RT também conta com um par de baús laterais de 27 litros, além de caixas Vario opcionais, que podem ser expandidas para 33 litros em cada lado. Há baús superiores adicionais com capacidade para 39 e 54 litros, respectivamente, sendo que este último vem com um encosto aquecido.

Tecnologia de ponta na R 1300

Você também pode escolher um sistema de radar opcional, cujo sensor frontal está posicionado acima do farol principal de LED, abaixo do enorme para-brisa. Os recursos de assistência incluem Controle de Cruzeiro Dinâmico (DCC), Controle de Cruzeiro Ativo (ACC), Alerta de Colisão Frontal (FCW), Alerta de Mudança de Faixa (LCW) e Alerta de Colisão Traseira (RECW).

portanto há tanto mais nessas motos que eu nem consigo chegar ao fundo do hardware que as compõe, sem parecer um nerd. Uma menção honrosa: ambas as motos de turismo contam com a famosa configuração Telelever Evo, também encontrada na R1300 GS.

BMW R 1300 RS/RT

Bem como em termos de cores, a BMW R 1300 RS estará disponível em Preto Triplo para todos os modelos, Azul Racing metálico para o modelo básico, Branco Claro Uni para a versão Performance e Cinza Brooklyn metálico para a edição topo de linha Option 719 Cuyamaca. Quanto à R 1300 RT, você também terá quatro acabamentos: Básico, Impulso, Preto Triplo e Option 719 Camargue.

Por fim os preços começam em incríveis US$ 17.690 convertido para real (R$ 100.183,78), para a esportiva R 1300 RS e US$ 23.190 convertido direto para real fica em torno de R$ 131.331,93 para a sofisticada R 1300 RT.

Autor

  • Diego Pereira (diegocm)

    Diego Pereira (Diego CM), apaixonado por motocicletas, um clássico e experiente viajante que já rodou metade do Brasil sobre duas rodas, com mais de 15 anos criando conteúdo para sites, blogs, Youtube e rede sociais.

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